AVALIAÇÃO DE EXTRATOS ETANÓLICOS DAS FOLHAS DE ACURI (ATTALEA PHALERATA MART. EX SPRENG) FRENTE AO FUNGO FITOPATOGÊNICO FUSARIUM OXYSPORIUM.

Publicado em 13/11/2016 - ISSN: 2447-2344

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DE EXTRATOS ETANÓLICOS DAS FOLHAS DE ACURI (ATTALEA PHALERATA MART. EX SPRENG) FRENTE AO FUNGO FITOPATOGÊNICO FUSARIUM OXYSPORIUM.
Autores
  • Priscila Lorrana Silva Alves
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Ciências agrárias
Data de Publicação
13/11/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/CEICT/35420-AVALIACAO-DE-EXTRATOS-ETANOLICOS-DAS-FOLHAS-DE-ACURI-(ATTALEA-PHALERATA-MART-EX-SPRENG)-FRENTE-AO-FUNGO-FITOPATOG
ISSN
2447-2344
Palavras-Chave
Cerrado, Agronegócio, Benefícios, Preservação
Resumo
O Acuri (Attalea phalerata Mart. ex Spreng) é uma palmeira típica do Cerrado, facilmente encontrada nesse bioma é utilizada pela população regional em diversas atividades com fins lucrativos. Considerando a abrangência de tal espécie o objetivo do presente trabalho foi de analisar as possíveis potencialidades do vegetal identificando as moléculas químicas (fitoquimicos) presentes neste e em seguida avaliar seu efeito frente ao Fusarium oxysporium, fungo responsável por causar diversos transtornos aos agricultores tendo em vista que, este microrganismo contamina uma vasta diversidade de espécies importantes ao agronegócio brasileiro como Feijão, Tomate, Milho dentre outros. Para a realização do trabalho foi feita a coleta das folhas do Acuri, em seguida realizados os processos de percolação e obtenção do extrato bruto através de evaporação a 57°C,o microrganismo foi isolado de outras espécies de vegetais que apresentavam características de infecção por Fusarium, após a obtenção sua manutenção era feita através da inoculação deste em meio de cultura propicio ao seu desenvolvimento a cada sete dias.A partir da análise fitoquimica identificou-se a presença de Flavonoides e Cumarinas, após a descrição dessas moléculas realizou-se o teste obtendo resultado positivo principalmente na concentração de 0,0060 confirmando a eficácia do extrato frente ao fungo.
Título do Evento
V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica
Cidade do Evento
Iporá
Título dos Anais do Evento
Anais do V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ALVES, Priscila Lorrana Silva. AVALIAÇÃO DE EXTRATOS ETANÓLICOS DAS FOLHAS DE ACURI (ATTALEA PHALERATA MART. EX SPRENG) FRENTE AO FUNGO FITOPATOGÊNICO FUSARIUM OXYSPORIUM... In: Anais do V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica. Anais...Iporá(GO) IF Goiano, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CEICT/35420-AVALIACAO-DE-EXTRATOS-ETANOLICOS-DAS-FOLHAS-DE-ACURI-(ATTALEA-PHALERATA-MART-EX-SPRENG)-FRENTE-AO-FUNGO-FITOPATOG. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes