PERCEPÇÃO DE INDIVÍDUOS COM PARKINSON SOBRE SINTOMAS VOCAIS AUDITIVOS E SENSORIAIS E ÍNDICES DA ESCALA DE DESCONFORTO DO TRATO VOCAL (EDTV)

Publicado em 13/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0134-2

Título do Trabalho
PERCEPÇÃO DE INDIVÍDUOS COM PARKINSON SOBRE SINTOMAS VOCAIS AUDITIVOS E SENSORIAIS E ÍNDICES DA ESCALA DE DESCONFORTO DO TRATO VOCAL (EDTV)
Autores
  • Renata Serrano de Andrade Pinheiro
  • Anna Alice Figueiredo de Almeida
  • Larissa Nadjara Almeida
  • SAUANA ALVES LEITE DE ALENCAR
  • Nelson Torro
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Transtornos Neuropsiquiátricos e Afecções Neurológicas
Data de Publicação
13/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ccnec2023/766235-percepcao-de-individuos-com-parkinson-sobre-sintomas-vocais-auditivos-e-sensoriais-e-indices-da-escala-de-desconf
ISBN
978-65-272-0134-2
Palavras-Chave
Doença de Parkinson, Voz, Sintomas Vocais, Desconforto Vocal; Terapia de voz.
Resumo
Introdução: As características vocais apresentadas na Doença de Parkinson (DP) acompanham a evolução da enfermidade. A percepção quanto aos sintomas vocais e de desconforto vocal são importantes no tratamento de voz. Objetivo: Identificar sintomas vocais auditivos e sensoriais percebidos e médias da escala de desconforto do trato vocal (EDTV) em pacientes com Parkinson. Métodos: Aprovado pelo CEP, 800.329, experimental, de campo e abordagem quantitativa. População composta por 12 pacientes, ambos os sexos, com DP acima de 53 anos, submetidos a terapia de voz por exercício de trato vocal semi-ocluído(ETVSO) ou exercício de esforço fonatório(EEF). Foram utilizadas: investigação dos sintomas vocais auditivos e sensoriais durante anamnese e aplicação da EDTV, auto avaliação do desconforto vocal, em escala Likert de 7 pontos, de oito sintomas. A marcação de 0 a 6, onde quanto maior a pontuação, maior a presença de desconforto do trato vocal. Resultados: Para os sintomas vocais auditivos, presença de 50% dos integrantes com autopercepção de 4 ou mais sintomas auditivos na sua qualidade vocal. Já para os sintomas vocais sensoriais, 83% dos participantes de ETVSO com a autopercepção de 4 ou mais sintomas vocais sensoriais e 66% dos participantes de EEF, com a autopercepção de 4 ou mais sintomas vocais sensoriais. A maior concentração das médias da EDTV foi para os índices iniciais (0-3), ambos os grupos, com valores menores para grupo de esforço fonatório, exceto para sintoma secura (M=3,6). No domínio de intensidade da sensação ou sintoma, médias entre (M=0-3,6) para ambos os grupos, índices maiores para o grupo de ETVSO, considerando os sintomas/sensações “secura” “garganta irritada” como os mais percebidos pelos participantes. Conclusão: A percepção do desconforto vocal e dos sintomas vocais auditivos e sensoriais são de fundamental importância para o feedback e regulação da voz na terapia vocal.
Título do Evento
14º Cursos e Conferências em Neurociência e Comportamento
Cidade do Evento
João Pessoa
Título dos Anais do Evento
Anais dos Cursos e Conferências em Neurociência e Comportamento
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINHEIRO, Renata Serrano de Andrade et al.. PERCEPÇÃO DE INDIVÍDUOS COM PARKINSON SOBRE SINTOMAS VOCAIS AUDITIVOS E SENSORIAIS E ÍNDICES DA ESCALA DE DESCONFORTO DO TRATO VOCAL (EDTV).. In: Anais dos cursos e conferências em neurociência e comportamento. Anais...João Pessoa(PB) UFPB, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ccnec2023/766235-PERCEPCAO-DE-INDIVIDUOS-COM-PARKINSON-SOBRE-SINTOMAS-VOCAIS-AUDITIVOS-E-SENSORIAIS-E-INDICES-DA-ESCALA-DE-DESCONF. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes