PROCESSO DE DESIGN DE INTERFACE PARA LIVRO MULTIMÍDIA DE CURSOS AUTOINSTRUCIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UFMA

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-215-1

DOI
10.29327/cbtms9.145178
Título do Trabalho
PROCESSO DE DESIGN DE INTERFACE PARA LIVRO MULTIMÍDIA DE CURSOS AUTOINSTRUCIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UFMA
Autores
  • Paola Trindade Garcia
  • Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
  • Regimarina Soares Reis
  • Stephanie Matos Silva
  • João Victor Marinho Figueiredo
  • Steffi Greyce de Castro Lima
  • Karoline Corrêa Trindade
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Tecnologias disruptivas em Saúde
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbtms9/145178-processo-de-design-de-interface-para-livro-multimidia-de-cursos-autoinstrucionais-na-area-da-saude-da-universidad
ISBN
978-85-5722-215-1
Palavras-Chave
Educação a Distância. Design de Interface.
Resumo
O aumento de ofertas educacionais mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC´S) possibilitou a ampliação de estudos sobre o desenvolvimento de interfaces para recursos digitais. Atender as necessidades educacionais, por meio de conhecimentos técnicos, pedagógicos e gráficos tornou-se um campo importante para a educação mediada por tecnologias, inclusive na tele-educação e cursos de Educação a Distância (EAD) para área da saúde. Para o sucesso educacional é fundamental que os recursos digitais agreguem requisitos tecnológicos e pedagógicos com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, considerando as características do público-alvo. Neste contexto, o design pedagógico insere-se como campo teórico e prático da EAD para nortear o planejamento e elaboração de recursos educacionais digitais aliando parâmetros que garantam a qualidade destes materiais. A usabilidade constitui-se como aspecto fundamental para analisar a interação dos usuários de interfaces em recursos educacionais online. Este é um campo central para a interação humano-computador e está relacionada à eficiência para execução de tarefas durante a navegação nestes artefatos. Este trabalho, portanto, tem por objetivo descrever o processo de elaboração do redesign de interface do livro multimídia para cursos na área da saúde ofertados pela Universidade Aberta do SUS/UFMA. Para o desenvolvimento da interface gráfica, utilizou-se as heurísticas de Nielsen e Molich (1990) como fundamento de análise para o redesign do livro multimídia. Seguiu-se as seguintes etapas: a) catalogação de dados com feedbacks dos cursistas sobre o livro multimídia; b) reuniões análise com stakeholders para levantamento de requisitos projetuais e objetivos a serem atingidos; c) concepção do projeto com a aplicação das heurísticas de Nielsen para solução itens encontrados; d) criação de wireframes baseados no Material Design e análise de similares; e) implementação do protótipo online. Participaram da construção designers instrucionais, designers gráficos e equipe de tecnologia da informação. A interface produzida sintetiza cinco requisitos que buscam atender as principais problemáticas identificadas na versão anterior do artefato, sendo eles: melhora da visibilidade do status do sistema; melhora da hierarquia das informações; redução da necessidade de destaques; atualização estética sem modificar radicalmente a estrutura anterior; proporcionar mais de uma forma de interação com elementos. O Material Design foi a linguagem visual escolhida por sintetizar os princípios clássicos do design gráfico aplicado às novas tecnologias. O levantamento de similares foi uma ferramenta empregada para levantamento de soluções já existentes para estes tipos de produtos.
Título do Evento
9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

GARCIA, Paola Trindade et al.. PROCESSO DE DESIGN DE INTERFACE PARA LIVRO MULTIMÍDIA DE CURSOS AUTOINSTRUCIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UFMA.. In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms. Anais...São Paulo(SP) Transamerica Expo Center, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbtms9/145178-PROCESSO-DE-DESIGN-DE-INTERFACE-PARA-LIVRO-MULTIMIDIA-DE-CURSOS-AUTOINSTRUCIONAIS-NA-AREA-DA-SAUDE-DA-UNIVERSIDAD. Acesso em: 05/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes