GAME QUIZ ATENÇÃO BÁSICA: PADRÃO DE ACESSO E DESEMPENHO DE USUÁRIOS

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-215-1

DOI
10.29327/cbtms9.145110
Título do Trabalho
GAME QUIZ ATENÇÃO BÁSICA: PADRÃO DE ACESSO E DESEMPENHO DE USUÁRIOS
Autores
  • Elza Bernardes Monier
  • Alessandra Dahmer
  • Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
  • Dilson José Lins Rabêlo Júnior
  • maria eugenia bresolin PInto
  • Maria de Fátima Oliveira Gatinho
  • Judith Pinho
Modalidade
Trabalho original
Área temática
TICs na Educação Médica e das Profissões da Saúde
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbtms9/145110-game-quiz-atencao-basica--padrao-de-acesso-e-desempenho-de-usuarios
ISBN
978-85-5722-215-1
Palavras-Chave
Educação Continuada. Tecnologia da Informação. Materiais de Ensino
Resumo
Introdução e objetivos: O objetivo desse estudo foi analisar o padrão de acesso e desempenho de usuários de um game quiz desenvolvido com conteúdo voltado para ampliar conhecimentos na área da Atenção Básica pela UNASUS/UFMA com a colaboração da UDCSPA. No âmbito educacional deve-se pautar a integração de tecnologias, a fim de estimular e dinamizar o processo de aprendizagem, através da inter-relação de características lúdicas às especificidades de cada conteúdo. Dentre esses vários caminhos virtuais, podemos encontrar os jogos digitais. Dentre suas características, os jogos são ferramentas de conexão do indivíduo a outra realidade, que pode ou não ser verossímil à vida real, apresentando um ambiente controlado, com objetivos e ações direcionadas em determinado contexto. Filtrar informações que sejam verdadeiramente importantes, buscando conteúdo relevante, é um grande desafio para o educador, visto que há distintas alternativas. Vale então, ressaltar o percalço, almejando captar e interpretar as informações, as transmitindo de forma mais detalhada e contextualizada. Método: O jogo foi disponibilizado em 31 de janeiro de 2017 para download e até o presente momento foram 19.113 acessos, 10790 downloads e 9000 usuários com pontuação diferente de zero. Acompanhou-se as seguintes variáveis: número de downloads, melhor pontuação do jogador, sistema operacional utilizado, número de acertos de questão. Realizou-se análise descritiva de dados com cálculo de frequências, médias e desvio padrão. Resultados: Cerca de 56% das pessoas que se interessaram pelo game quiz realmente tiveram interesse em conhecer o jogo, desses, cerca de 16% desistiram após o download, já que esse é o percentual de partidas com valor de pontuação igual a zero. Um ponto interessante a ser considerado é que 93,89% dos jogadores usavam o sistema Android e 6,11% usavam os demais sistemas. A análise de percentil para a variável melhor pontuação demonstra que 50% dos jogadores tinham pontuação menor que 30 pontos e 99% menor que 240, que é a metade dos pontos que se poderia alcançar. Conclusões: Essa análise de número de questões acertadas demonstra que 99% dos jogadores acertaram menos de 18 questões por partida. Isso pode ser relacionado ao pouco hábito de utilização desse recurso pelos usuários, ou até elementos de gamificação que deverão ser analisados com mais detalhe. No entanto é importante ressaltar que houve uma grande procura pelo game com essa temática.
Título do Evento
9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MONIER, Elza Bernardes et al.. GAME QUIZ ATENÇÃO BÁSICA: PADRÃO DE ACESSO E DESEMPENHO DE USUÁRIOS.. In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms. Anais...São Paulo(SP) Transamerica Expo Center, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbtms9/145110-GAME-QUIZ-ATENCAO-BASICA--PADRAO-DE-ACESSO-E-DESEMPENHO-DE-USUARIOS. Acesso em: 05/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes