TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-215-1

DOI
10.29327/cbtms9.145109
Título do Trabalho
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
Autores
  • Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
  • Ana Carolina Uruçu Rego Fernandes
  • Elza Bernardes Monier
  • Ana Estela Haddad
  • Deise Garrido
  • Maria de Fátima Oliveira Gatinho
  • Judith Pinho
Modalidade
Trabalho original
Área temática
TICs na Educação Médica e das Profissões da Saúde
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbtms9/145109-trabalhos-de-conclusao-de-curso-como-ferramenta-de-analise-de-problemas-no-processo-de-trabalho-de-profissionais-
ISBN
978-85-5722-215-1
Palavras-Chave
Educação Continuada, Tecnologia da Informação, Materiais de Ensino
Resumo
Introdução e objetivos: O objetivo desse estudo foi analisar os resumos e palavras chaves de trabalhos de conclusão de curso de cursos de especialização ofertados pela UNASUS/UFMA e desenvolvidos para profissionais inseridos no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB. A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), ofertou curso de especialização à esses profissionais utilizando uma metodologia baseada na problematização, que tem como um de seus produtos a realização de uma análise situacional do seu local de trabalho e desenvolvimento de um Plano de Intervenção como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Planos de Intervenção, como ferramenta educativa, tem se mostrado eficiente para contribuir com mudanças paradigmáticas na formação e do modelo de atenção, no entanto, a literatura científica tem se mostrado escassa quanto a experiências e referenciais que discutam o uso dessa metodologia. A proposta pedagógica de construção do TCC é que o aluno possa identificar e intervir sobre problemas do seu cotidiano de trabalho, desse modo, sugere-se que esses os descritores seriam potencialmente capazes de representar situações ou contextos relacionados ao trabalho dos profissionais. Esse contexto permite a análise dos dados considerando ainda a teoria das representações sociais e evocação de palavras, ainda que o uso de descritores não represente propriamente uma evocação, já que é um termo predefinido, mas no contexto utilizado ele assume uma escolha representativa do processo de trabalho. Metodologia Este estudo tem natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio Sistema de Monitoramento Pedagógico Monsys, registrado pelo Instituto Nacional de Produção Industrial - INPI sob o número BR 51 2014 001542-4. A amostra inicial consistia em 764 trabalhos de conclusão de curso - TCC. Após exclusão daqueles que possuíam menos de 3 descritores foram selecionados 719 trabalhos. Objetivando a homogenização dos dados, foi realizada a organização semântica das palavras chave dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, categorizando estas de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde - DECS. Dos 719 trabalhos selecionados, resultou a análise prototípica de 2.154 descritores, aqui denominados evocações. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário da UFMA, conforme o parecer n° 715.841 Resultados Após análise prototípica feita através programa Openevoc® 0.83, verificou-se que a frequência dos descritores variou de 2,14% – 8,87%. Na análise observou-se, no primeiro quadrante, uma frequência de evocação maior para Hipertensão (6.55%), Saúde Bucal (6.04%) e Gravidez (5.66%). No terceiro quadrante tem-se Diabetes Melitus (3,06%), Aleitamento Materno (2,97%) e Saúde da Mulher (2,23%). Conclusões Notou-se durante a pesquisa a consonância entre as frequências das evocações e os indicadores de saúde dos Estados estudados denotando a acertada escolha pedagógica da UNASUS/UFMA em desenvolver trabalhos de conclusão de curso no formato de planos de ação. Esse estudo sugere através das Representações Sociais dos TCC´s dos alunos do Curso Atenção Básica em Saúde que os problemas de saúde mais prevalentes nas áreas estudadas estão relacionados à Hipertensão, Saúde Bucal e Gravidez. Isso reforça a importância para projetos voltados para formação de profissionais nessas áreas.
Título do Evento
9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

OLIVEIRA, Ana Emilia Figueiredo de et al.. TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE... In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms. Anais...São Paulo(SP) Transamerica Expo Center, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbtms9/145109-TRABALHOS-DE-CONCLUSAO-DE-CURSO-COMO-FERRAMENTA-DE-ANALISE-DE-PROBLEMAS-NO-PROCESSO-DE-TRABALHO-DE-PROFISSIONAIS-. Acesso em: 05/05/2024

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