ANÁLISE DOS ÍCONES PRESENTES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E E-BOOKS DA UNA-SUS/UFMA A PARTIR DE RECOMENDAÇÕES E CRITÉRIOS PARA O DESIGN DE ÍCONES

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-215-1

DOI
10.29327/cbtms9.145046
Título do Trabalho
ANÁLISE DOS ÍCONES PRESENTES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E E-BOOKS DA UNA-SUS/UFMA A PARTIR DE RECOMENDAÇÕES E CRITÉRIOS PARA O DESIGN DE ÍCONES
Autores
  • Camila Santos de Castro e Lima
  • Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino
  • Vital Amorim Vital
  • Katherine Marjorie Mendonça de Assis
  • Carla Galvão Spinillo
  • Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
  • Dilson José Lins Rabêlo Júnior
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
TICs na Educação Médica e das Profissões da Saúde
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbtms9/145046-analise-dos-icones-presentes-no-ambiente-virtual-de-aprendizagem-e-e-books-da-una-susufma-a-partir-de-recomendac
ISBN
978-85-5722-215-1
Palavras-Chave
Sistemas Virtuais, Tecnologia em Saúde, Tecnologia da Informação
Resumo
Introdução e objetivos O ícone é um dos elementos mais importantes para a transposição entre a linguagem computacional e a linguagem visual, ajudando o usuário a interagir e navegar em um sistema. Para que a interação ocorra corretamente é necessário que os ícones sejam projetados seguindo algumas recomendações e critérios. Com o crescimento da demanda de cursos na modalidade à distância em diversas áreas, incluindo na área da saúde, percebe-se a importância de que a criação dos ícones de uma interface sigam critérios e recomendações. O presente trabalho tem como objetivo realizar a análise dos ícones do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), “menu do e-book” e “conteúdo do e-book” da UNA-SUS/UFMA de acordo com recomendações e critérios para o desenvolvimento de ícones. Método O estudo abrangeu 24 ícones localizados no “menu AVA”, “menu e-book” e “conteúdo do e-book”, que foram analisados de acordo com recomendações e critérios para o desenvolvimento de ícones. Resultados Os critérios utilizados para a análise dos ícones são: A. Características do conjunto de ícones como um todo: padronização de características de tamanho, forma, cores e estilo; B. Adaptabilidade para diferentes displays e interfaces; C. Compreensão da função do ícone por parte do usuário: os ícones devem ser claros e simples, para evitar erros de interpretação e ambiguidade; D. Uso de rótulos textuais: Usar descrição textual sempre que necessário; E. Uso de movimento e características dinâmicas: o uso de animações não deve reduzir a compreensão dos ícones, deve ser usado apenas para enfocar a atenção do usuário; F. Uso de cores: a cor não deve ser o único elemento informativo para distinguir os ícones. Recomenda-se o uso de no máximo cinco cores diferentes; G. Realização de testes com usuários; Em relação as recomendações para o design de ícones: • O critério A foi respeitado. Todos os ícones possuem o mesmo estilo de design, com uma aparência consistente dentro do conjunto; • O critério B, foi respeitado parcialmente, visto que os ícones são compatíveis com os outros elementos visíveis da interface, porém no critério de interação, aplicados em interface mobile, os ícones ficam pequenos demais para o toque; • O critério C, foi respeitado, visto que os ícones passaram por um redesign, conforme abordado no critério G, com o objetivo de rever a padronização e sistematização da aparência, estilo e conceito, a fim de evitar erros de interpretação e ambiguidade e refinar atributos de simplicidade, clareza e consistência. Entretanto, outros testes devem ser realizados; • O critério D, sobre uso de rótulos textuais, foi respeitado. Dentro do AVA os ícones vêm acompanhados de legenda; • O critério E não foi identificado; • O critério F foi respeitado, visto que a cor não é determinante para o conceito dos ícones, nem serve como único elemento informativo de distinção. Além disso, utiliza apenas uma cor, conforme as recomendações, que é determinada de acordo com a paleta de cores de cada curso. • Em relação ao critério G, o teste de compreensão (que consiste em analisar o grau de entendimento correto de cada símbolo pelo participante) foi aplicado. Entretanto, deve-se realizar a revisão dos ícones em outro ciclo de teste. Conclusões Conclui-se que os ícones, por serem elementos visuais importantes em uma interface, devem seguir critérios para o seu desenvolvimento. Portanto, ao realizar esta pesquisa pretende-se aperfeiçoar estes elementos, com o objetivo de melhorar a comunicação entre os usuários e o sistema.
Título do Evento
9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LIMA, Camila Santos de Castro e et al.. ANÁLISE DOS ÍCONES PRESENTES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E E-BOOKS DA UNA-SUS/UFMA A PARTIR DE RECOMENDAÇÕES E CRITÉRIOS PARA O DESIGN DE ÍCONES.. In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms. Anais...São Paulo(SP) Transamerica Expo Center, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbtms9/145046-ANALISE-DOS-ICONES-PRESENTES-NO-AMBIENTE-VIRTUAL-DE-APRENDIZAGEM-E-E-BOOKS-DA-UNA-SUSUFMA-A-PARTIR-DE-RECOMENDAC. Acesso em: 05/05/2024

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