O ACERVO HISTÓRICO DO MUB E AS LUTAS PELA EDUCAÇÃO NA BAIXADA FLUMINENSE (1979 – 1994)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O ACERVO HISTÓRICO DO MUB E AS LUTAS PELA EDUCAÇÃO NA BAIXADA FLUMINENSE (1979 – 1994)
Autores
  • Amália Dias
  • Gabriela Vitória Leonidio Marques Alves da Silva
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 07 - Patrimônio Educativo, Arquivos e Acervos
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/847555-o-acervo-historico-do-mub-e-as-lutas-pela-educacao-na-baixada-fluminense-(1979--1994)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Acervo, Movimento social, Baixada Fluminense
Resumo
Apresentamos resultados de pesquisa em andamento sobre as pautas em prol do direito a educação defendidas por movimentos sociais atuantes na Baixada Fluminense entre as décadas de 1970 e 1990.A história dos movimentos sociais na região abrange desde os movimentos campesinos, movimentos operários, movimentos de mulheres, movimento negro e as lutas das associações de moradores desde a década de 1950. Parte do acervo documental desta memória estava disperso em acervos particulares de militantes e em acervos e secretarias de Associações de Moradores, até a iniciativa promovida de tratamento e digitalização desses acervos, disponibilizados para consulta em bancos de dados e sites institucionais. Ao considerar que a educação é um direito social e que foi pauta de muitos desses movimentos sociais, é importante identificar os acervos de movimentos sociais, colaborar para sua organização, digitalização e divulgação. É preciso investigar os acervos e pesquisar como os movimentos sociais também são integrantes da história da educação na Baixada. Criado em 1979, o MUB foi responsável pela unificação das lutas de várias associações de bairro do município de Duque de Caxias e pela institucionalização dessas organizações na Federação Municipal das Associações de Moradores de Duque de Caxias, atingindo estatuto legal. Ao aglutinar diversos bairros e diferentes pautas – saneamento, moradia, saúde, direitos das mulheres, educação – a experiência promoveu um debate mais alargado sobre as lutas sociais e as políticas públicas em nível municipal e estadual. Em 1988 O MUB foi premiado pela UNESCO, pela realização do Projeto Educar, que utilizou o método Paulo Freire para alfabetização. O MUB também produziu com o Sindicato dos Professores um dossiê sobre a situação educacional do município. Do extenso acervo do MUB, formado por cerca de 20 caixas box, destacamos para análise o conjunto de dez atas de reuniões da associação realizadas entre os anos de 1983 e 1994, e examinamos como o acesso à educação pública, as condições materiais e de localização das escolas, as lutas pela valorização do magistério e a expansão da rede de escolas integravam as pautas dos movimentos sociais. A partir do acervo do movimento social como fonte e posição de análise, realizamos ainda um mapeamento das questões acerca da educação e da cultura que mobilizavam a administração municipal e os governos estaduais. Buscamos, assim, viabilizar a ampliação de objetos de pesquisa na historiografia da educação local, por meio da investigação da atuação das Associações de Moradores, durante o período da Ditadura Militar e da Redemocratização, períodos ainda pouco explorados nos estudos de história da educação fluminense.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DIAS, Amália; SILVA, Gabriela Vitória Leonidio Marques Alves da. O ACERVO HISTÓRICO DO MUB E AS LUTAS PELA EDUCAÇÃO NA BAIXADA FLUMINENSE (1979 – 1994).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/847555-O-ACERVO-HISTORICO-DO-MUB-E-AS-LUTAS-PELA-EDUCACAO-NA-BAIXADA-FLUMINENSE-(1979--1994). Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes