FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EUGENIA: UM ESTUDO DA REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO DE JANEIRO (1932-1942)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EUGENIA: UM ESTUDO DA REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO DE JANEIRO (1932-1942)
Autores
  • ALAN BARBOSA CORREA CIRIACO
  • Regina Cândida Ellero Gualtieri
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 03 - Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/847552-formacao-de-professores-e-eugenia--um-estudo-da-revista-de-educacao-fisica-do-rio-de-janeiro-(1932-1942)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Eugenia, Revista de Educação Física, Rio de Janeiro
Resumo
A Educação Física como uma das possibilidades de renovação da educação brasileira ganha espaço no âmbito escolar no final do século XIX, principalmente pela necessidade de se valorizarem métodos já difundidos na Europa e nos Estados Unidos. Assim, no início do século XX, algumas tentativas surgem visando institucionalizar a Educação Física em um contexto de formulação de políticas públicas e de formação de indivíduos baseado em princípios eugênicos. O objetivo deste estudo foi abordar o desenvolvimento e a consolidação da formação de profissionais de Educação Física sob a responsabilidade da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro (EsEFEX) e sua relação com a corrente científica que fazia parte das discussões nacionais e internacionais nas primeiras décadas do século XX, a eugenia. Os textos pesquisados foram publicados na Revista de Educação Física (REF) sob a responsabilidade da EsEFEX. No período estudado em que utilizamos a REF, de 1932 a 1942, identificamos a publicação de 58 números em 10 volumes. Selecionamos um total de 21 textos que abordaram eugenia e programas de ensino de formação de instrutores e monitores, além das unidades de doutrina que buscavam a efetivação da eugenia. Para compreender as abordagens da EsEFEX, a partir da REF, quando seus autores escrevem com a intenção de divulgar os princípios eugênicos, tomamos como referencial as produções historiográficas referentes à contribuição dos impressos para a história da educação como os trabalhos de Denice Catani e Tania Regina de Luca. Além disso, em nossa análise, nos baseamos em pressupostos da História Cultural, apontados por Roger Chartier, no que se refere às estratégias empregadas pela EsEFEX para a construção de sua identidade no período estudado. Verificamos que os princípios eugenistas se mostram presentes não só nas publicações da REF, mas também nos Programas de Ensino e nas Unidades de Doutrina, que tinham como objetivo padronizar as práticas para uma melhoria da raça, não só de militares, mas também de civis, buscando, desta forma, contribuir para o projeto nacional de regeneração racial. Ainda que houvesse a alternância na apresentação de diferentes visões sobre a eugenia, ou seja, a visão galtoniana e a visão neolamarckista, não restam dúvidas que a eugenia era a corrente científica que fundamentava toda intervenção da EsEFEX no período estudado. Na construção curricular para a formação dos monitores e instrutores, percebemos a presença estratégica de disciplinas como biologia, biometria, bioestatística e elementos de higiene como promotoras dos princípios da eugenia e a utilização da ginástica, dos esportes individuais e coletivos e de exercícios capazes de desenvolver os aspectos físicos e morais desejáveis em seus praticantes.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CIRIACO, ALAN BARBOSA CORREA; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EUGENIA: UM ESTUDO DA REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO DE JANEIRO (1932-1942).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/847552-FORMACAO-DE-PROFESSORES-E-EUGENIA--UM-ESTUDO-DA-REVISTA-DE-EDUCACAO-FISICA-DO-RIO-DE-JANEIRO-(1932-1942). Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes