PERCURSOS COMPARTILHADOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES: MULHERES NEGRAS NAS ARTES VISUAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO (1983-2013)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
PERCURSOS COMPARTILHADOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES: MULHERES NEGRAS NAS ARTES VISUAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO (1983-2013)
Autores
  • ADRIANA VAZ
Modalidade
Comunicação Coordenada
Área temática
Eixo Temático 05 - Educação e interseccionalidade: raça, etnias, gênero e gerações
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843293-percursos-compartilhados-praticas-e-representacoes--mulheres-negras-nas-artes-visuais-no-contexto-brasileiro-(19
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
História Cultural, Interseccionalidade, Raça
Resumo
A pesquisa trata sobre a representação de mulheres negras nas Artes visuais com base nas imagens em circulação em livros e catálogos de exposições, publicados entre 1983 e 2013, tendo como baliza a classificação arte afro-brasileira. O objetivo é mapear a participação de mulheres negras como produtoras de arte e ampliar o debate da representatividade de artistas afrodescendentes no Brasil. Neste estudo, tem-se como fontes o capítulo Arte afro-brasileira, escrito por Cunha (1983); o catálogo da exposição Para nunca esquecer: Negras Memórias, Memórias de Negros, editado pelo Museu Oscar Niemeyer, Curitiba/PR; o livro Arte afro-brasileira, de Conduru (2012). O recorte temporal se pauta na escolha das fontes, já que a terminologia arte afro-brasileira tem como um dos marcos na produção bibliográfica o capítulo escrito por Cunha, em 1983, e estende-se por três décadas, considerando que 30 anos é a idade média de inserção dos artistas afrodescendentes no sistema de artes. Como aporte teórico adota-se o conceito de representação e cultura apresentado por Pesavento (2006), juntamente com as contribuições de Chartier para história cultural (Barros, 2005); bem como, autores que abordam sobre arte afro-brasileira: Nunes (2007), Munanga (2019), Conduru (2012; 2021) etc., e autoras do feminismo negro Gonzalez (2020) e Akotirene (2019) etc. Na posição de produtoras(es) de arte, a quantidade de mulheres é menor que a de homens, as mulheres são provenientes de diferentes etnias, dentre as nascidas entre as décadas de 1910 e 1930, destaca-se aspectos do percurso artístico de Madalena dos Santos Reinbolt, Yeda Maria C. de Oliveira e Maria Auxiliadora Silva. Tanto Madalena quanto Maria têm suas obras ressignificadas no cenário atual e, anteriormente, atendiam ao rótulo arte popular ou arte primitiva. Artistas nominadas de ingênuas. Parte da produção da arte afro-brasileira representa as mulheres negras associadas ao trabalho servil ou enfatiza o corpo feminino como objeto (Gonzalez, 2020), o que denota uma discriminação interseccional (Akotirene, 2019), em que a categoria gênero e classe oculta a racial. Nota-se que, em linhas gerais, os(as) artistas em circulação nas fontes consultadas seguem a classificação de Munanga (2019) e de Cunha (1983), cujas obras possuem características da arte ocidental que se mescla ao imaginário da cultura africana. A temática adotada pelos artistas, a grande maioria de origem europeia, é o elo com este tipo de produção. Uma parcela dos artistas, homens e mulheres, ocupam uma posição periférica na configuração artística batizada de arte afro-brasileira, confirmando a ideia de “gueto” nos termos de Conduru (2021). O percurso de Madalena, Maria e Yeda é marcado pelo racismo disfarçado como alude Gonzalez (2020), ao se referir aos estigmas vivenciado pelas mulheres negras brasileiras ao longo das décadas de 50, 60 e 70, já que o ingresso e/ou o reconhecimento no campo ocorreu tardiamente e/ou postumamente. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VAZ, ADRIANA. PERCURSOS COMPARTILHADOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES: MULHERES NEGRAS NAS ARTES VISUAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO (1983-2013).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843293-PERCURSOS-COMPARTILHADOS-PRATICAS-E-REPRESENTACOES--MULHERES-NEGRAS-NAS-ARTES-VISUAIS-NO-CONTEXTO-BRASILEIRO-(19. Acesso em: 16/06/2025

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