ATIVIDADE DE MONITORIA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 03/11/2021 - ISBN: 978-65-5941-387-4

Título do Trabalho
ATIVIDADE DE MONITORIA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Josefa Vanessa Bispo
  • Antônio Pedro Santana Santos
  • Franciely Oliveira De Andrade Santos
  • Maria Ariane Almeida Lima
  • Stephane Victoria Santos Prata
  • Marcela Ralin de Carvalho Deda Costa
Modalidade
Fisioterapia nas diversas áreas do conhecimento
Área temática
Fisioterapia aplicada as diversas áreas do conhecimento
Data de Publicação
03/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbdfisio/412805-atividade-de-monitoria-durante-o-ensino-remoto-emergencial--relato-de-experiencia
ISBN
978-65-5941-387-4
Palavras-Chave
Fisioterapia; Ensino; Educação à Distância; COVID-19.
Resumo
Introdução: A monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem que une teoria e prática, proporcionando o esclarecimento das dúvidas encontradas pelos discentes, entre suas finalidades, possibilita para o aluno monitor uma experiência técnico-didática e a construção de conhecimentos e habilidades relativos à prática docente, dessa forma, o aluno monitor auxilia o professor no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades de ensino. Devido a situação provocada pela pandemia do COVID-19, ocorreu a interrupção do ensino presencial, na qual foi substituída por uma modalidade emergencial remota de ensino (ERE) a fim de promover o distanciamento social, na qual as atividades foram desenvolvidas virtualmente de forma síncrona ou assíncrona, para que a educação não fosse interrompida. O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência dos alunos monitores do segundo ano do curso de fisioterapia durante o período de ERE. Relato de Experiência: O projeto de monitoria do Curso de Graduação em Fisioterapia do Campus Prof. Antônio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe, possuí uma carga horária de 12 horas semanais, o projeto iniciou-se no dia 29 de outubro de 2020 e encerrou no dia 30 de junho de 2021. O principal objetivo do projeto de monitoria do segundo ciclo consistia em orientar a disciplina de Habilidades e Atitudes em Fisioterapia I e a prática de módulo dos demais módulos do segundo ciclo. Foram utilizadas plataformas digitais, como por exemplo, o Google Meet e o Google Forms, para a realização das monitorias. Dentre as atividades realizadas estavam a monitoria síncrona, assíncrona, participação das aulas, reuniões com o professor-orientador e construção de materiais exclusivos sobre os conteúdos, entre os materiais se encontram: mapas mentais, resumos, cronogramas de estudo e formulários, que eram o principal meio de feedback do conteúdo. Como forma de comunicação rápida e eficiente entre monitores e discentes, foram criados grupos no Whatsapp, com o objetivo de auxiliar os discentes. Dentre os conteúdos trabalhados encontra-se conhecimentos da anatomofisiologia do sistema musculoesquelético e os conceitos de cinesiologia e biomecânica do movimento humano. Além desses, foram trabalhados tópicos extras de organização de estudo e construção de mapas mentais. Considerações Finais: Portanto, é evidente os desafios e adaptações da monitoria durante o ERE e para a inserção de tecnologias nas atividades acadêmicas que eram realizadas em modalidade presencial. Ainda assim, foi uma oportunidade nova no desenvolvimento acadêmico dos discentes e na construção de materiais que poderão ser utilizados após o ensino remoto.
Título do Evento
II Congresso Brasileiro Digital de Fisioterapia
Título dos Anais do Evento
Anais do II Congresso Brasileiro Digital de Fisioterapia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BISPO, Josefa Vanessa et al.. ATIVIDADE DE MONITORIA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do II Congresso Brasileiro Digital de Fisioterapia. Anais...Aracaju (SE) Instituto HHIB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbdfisio/412805-ATIVIDADE-DE-MONITORIA-DURANTE-O-ENSINO-REMOTO-EMERGENCIAL--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes