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Apresentação

Conforme orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN), é fundamental que o médico tenha em suas competências a educação permanente (BRASIL, 2014). Isso porque vivemos processos de transições demográficas e epidemiológicas, lado a lado a um avanço técnico-científico dos conhecimentos em saúde motivado pela ampliação das tecnologias da comunicação (FRENK, 2010). Ainda que o processo de saúde e doença seja individual, a saúde já é globalizada, e todo profissional de saúde formado ou em formação necessita do raciocínio crítico de como as suas ações com seus pacientes produzem reflexos na sociedade como um todo. A medicina se transforma diariamente, constantes pesquisas e discussões moldam a forma de lidar com o paciente e suas patologias dentro do seu contexto social único. Novas terapias para doenças que nunca tiveram cura, instrumentos mais eficientes, melhores formas de se comunicar com o paciente e sua família, mais modernidade, humanidade e eficácia. Caso o médico não apresente a capacidade de se adaptar constantemente às atualizações da Medicina Baseada em Evidências, suas condutas passam a prejudicar seus pacientes, por não focar nas necessidades destes e de seus familiares e pela assistência em saúde que não se baseia na melhor evidência científica (FARIA, 2021). Dessa forma, a realização e participação dos acadêmicos da área da saúde em Congressos é de extrema relevância para a formação profissional. Assim, o II Congresso de Atualidades em Educação Médica (CAEMED) seguiu com os princípios da primeira edição do evento, realizada de forma remota (de acordo com o contexto pandêmico) no ano de 2021. Apesar de o evento levar no nome o viés do Comitê Permanente de Educação Médica (SCOME), a organização do evento optou por ampliar a participação não apenas para os acadêmicos de medicina, mas também para outros discentes da área da saúde, a fim de proporcionar a experiência científica para todas as profissões da área da saúde e promover a multidisciplinaridade tão importante nessa área de atuação. 



Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES no 3, de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 23 jun. 2014.

FARIA, Lina; OLIVEIRA-LIMA, José Antonio de; ALMEIDA-FILHO, Naomar. Medicina baseada em evidências: breve aporte histórico sobre marcos conceituais e objetivos práticos do cuidado. História, Ciências, Saúde-Manguinhos [online]. v. 28, n. 1. pp. 59-78. 2021.

FRENK, J. et al. Health professionals for a new century: Transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet [online]. v. 376, n. 9756, pp. 1923–1958. 2010.


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Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



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