ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DA ARTE EM EDIFÍCIOS REMANESCENTES INDUSTRIAIS

Publicado em 10/01/2020 - ISBN: 978-85-5722-386-8

Título do Trabalho
ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DA ARTE EM EDIFÍCIOS REMANESCENTES INDUSTRIAIS
Autores
  • maria beatriz andreotti
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Arte e Patrimônio Industrial 1 – A arquitetura industrial e suas especificidades: edifícios fabris ou relacionados ao universo fabril; painéis, murais, vitrais decorativos dentro de espaços industriais; impasses do restauro e dos usos da arquitetura industrial.
Data de Publicação
10/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arte_patrimonio_industrial/221052-espacos-de-producao-da-arte-em-edificios-remanescentes-industriais
ISBN
978-85-5722-386-8
Palavras-Chave
produção da arte pós 1960; remanescentes industriais
Resumo
Entre as décadas de 1960 e 1970 o espaço urbano passa por um momento de inflexão. Obras de grande escala e estrutura, o crescimento das metrópoles e sua consolidação como fenômeno global, crescentes tecnologias de comunicação e produção e a reorganização do modo de produção e locomoção impactam de forma radical a paisagem das cidades. Este período é também marcado por forte processo de transformação do paradigma produtivo, que passa a operar a partir da flexibilização de sua estrutura, desmobilizando assim uma série de antigas atividades e territórios industriais. Como uma das consequências, tem-se o fechamento de plantas industriais, dada sua obsolescência tecnológica ou deslocamento territorial que a nova lógica produtiva exige, ambos resultando no esvaziamento de territórios extensos e de suas edificações formais. No campo artístico, este momento foi marcado pelo questionamento do próprio espaço expositivo, com a gradual saída da arte de dentro das galerias e museus. Vários artistas também produzindo nestas décadas se voltam ao espaço externo, buscando explorar o diálogo com a cidade. Os remanescentes industriais, terrenos vagos e amplas paisagens em transformação tornam-se uma categoria inquietante para a produção artística. Mion Kwon (KWON, 2002) explora em seu livro, “One place after another” das iniciativas deste campo que originaram a produção conhecida como ‘site specific’, que forçou, segundo a autora, uma revisão do paradigma moderno do museu. Colocando-se ainda como uma pesquisa inicial, este trabalho busca explorar os possíveis diálogos estabelecidos da produção recente da arte utilizando este referencial industrial dado pelos territórios uma vez ocupados pela indústria. Tem como tema as interfaces possíveis entre o campo artístico pós 1960 e a paisagem industrial (território e edifício). N. Brissac Peixoto (PEIXOTO,2003) afirma e esta nova escala das estruturas urbanas experimentada neste momento explicitam um novo e radical modo de organizar o território, que possibilita extrair desses sítios associações que permanecem invisíveis na semântica convencional do espaço. SOLÀ-MORALES, (SOLÀ-MORALES, 2002) por sua vez, discorre como estes espaços, antes de passarem por processos de reestruturação contemplam a ocupação de grupos sociais que resistem, como os artistas. Outro ponto importante, ressaltado por FOSTER é a retomada destes espaços como museus e galerias, na década de 1970, como um dos aspectos reveladores do ‘Complexo arte-arquitetura’ (FOSTER,2015). A questão que se coloca é quais referenciais implícitos quando da escolha da apropriação dos espaços industriais enquanto objeto ou contenedor da arte, explorando uma diversidade de iniciativas, como os museus da DIA Art Foundation, (1978 e 2003) às iniciativas do Arte Cidade que se voltaram a estas estruturas remanescentes, em especial ao Matadouro Municipal de São Paulo (1994) e o leito férreo oeste da antiga Fábrica Matarazzo (1997). FOSTER, H. O Complexo Arte-Arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2015. KWON, M. One place after another. Massachusetts: MIT Press, 2002. PEIXOTO, N. B. Paisagens Urbanas. São Paulo: SENAC, 2002. SOLÀ-MORALES, I. Territorios. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
Título do Evento
I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ANDREOTTI, maria beatriz. ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DA ARTE EM EDIFÍCIOS REMANESCENTES INDUSTRIAIS.. In: Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Arte_Patrimonio_Industrial/221052-ESPACOS-DE-PRODUCAO-DA-ARTE-EM-EDIFICIOS-REMANESCENTES-INDUSTRIAIS. Acesso em: 14/05/2024

Trabalho

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