MEMÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DIGITAL EM FORTALEZA: INTERVENÇÕES NA ANTIGA SECRETARIA DA FAZENDA DO CEARÁ (1982)

Publicado em 27/12/2021 - ISSN: 2237-5619

Título do Trabalho
MEMÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DIGITAL EM FORTALEZA: INTERVENÇÕES NA ANTIGA SECRETARIA DA FAZENDA DO CEARÁ (1982)
Autores
  • Ricardo Alexandre Paiva
  • Jose Fabricio Sousa Silveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 2 – Documentação e os desafios das novas tecnologias – ICOMOS.DOC - Building Information Modeling (BIM) e documentação digital da arquitetura; Sistemas de Informação; Smart Building - Smart Cities; Ferramentas digitais e novas mídias para documentação da arquitetura, cidade e paisagem; Inventários.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396684-memoria-e-documentacao-digital-em-fortaleza---intervencoes-na-antiga-secretaria-da-fazenda-do-ceara-(1982)
ISSN
2237-5619
Palavras-Chave
HBIM, modelagem digital, arquitetura moderna, Fortaleza
Resumo
Na contemporaneidade os instrumentos e processos da tecnologia digital foram incorporados a inúmeras práticas sociais, suscitando alterações complexas no modus operandi de múltiplas esferas do conhecimento. Nos domínios da Arquitetura, o uso de tecnologias digitais na sua relação com o projeto e o patrimônio porta uma relevância indiscutível, contribuindo sobremaneira para a documentação, conservação, preservação, intervenção, gestão e promoção do patrimônio edificado. Isto posto, o corrente trabalho resguarda como intuito a utilização da tecnologia HBIM (Historical Building Information Modeling) para a documentação e análise da intervenções no edifício da antiga Secretaria da Fazenda do Ceará (1982), localizada no Centro Administrativo do Ceará, no Cambeba, em Fortaleza, onde atualmente funciona o Tribunal de Justiça do Ceará. A edificação, projetada pelos arquitetos Roberto Castelo (1939), Nearco Araújo (1936) e Maria do Carmo Bezerra, resguarda os preceitos fundamentais da arquitetura moderna e detém um simbolismo substancial para a cidade de Fortaleza, uma vez que materializa os traços do racionalismo arquitetônico e externaliza os valores culturais vinculados ao estágio de desenvolvimento técnico e construtivo do estado do Ceará. Entretanto, o edifício tem sido alvo de intervenções que têm comprometido sua integridade material e simbólica. À vista disso, as funcionalidades do sistema tecnológico HBIM, evidencia-se como uma ferramenta que detém o potencial de documentar e compreender as intervenções e possibilidades de conservação do edifício em um contexto híbrido: físico e digital. A relevância do trabalho se sustenta na urgência de preservação do patrimônio moderno, sendo a modelagem digital um importante instrumento para ordenar e integrar informações relativas à documentação, gestão e intervenção do/no edifício, além de preservar a memória. O trabalho compreende um resgate histórico da gênese do projeto e das alterações verificadas ao longo do tempo para na sequência apresentar a modelagem e documentação digital, analisando o significado da obra e a problemática da intervenção no processo de conservação do edifício.
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PAIVA, Ricardo Alexandre; SILVEIRA, Jose Fabricio Sousa. MEMÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DIGITAL EM FORTALEZA: INTERVENÇÕES NA ANTIGA SECRETARIA DA FAZENDA DO CEARÁ (1982).. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396684-MEMORIA-E-DOCUMENTACAO-DIGITAL-EM-FORTALEZA---INTERVENCOES-NA-ANTIGA-SECRETARIA-DA-FAZENDA-DO-CEARA-(1982). Acesso em: 17/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes