UM PERCURSO DE MODERNIDADE NA AVENIDA BORGES DE MEDEIROS

Publicado em 27/12/2021 - ISSN: 2237-5619

Título do Trabalho
UM PERCURSO DE MODERNIDADE NA AVENIDA BORGES DE MEDEIROS
Autores
  • Ângelo Guilherme O. Tavares
  • Mariana Freitas de Vasconcelos
  • Desconhecido6167
  • Walquíria Brauwers Schüssler
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 3 – Arquitetura e documentação: a pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo - A pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo; Historiografia e documentação: as fontes documentais e a escrita da História da Arquitetura; O edifício como documento; Biografias: Os arquitetos na História da Arquitetura; Documentação e preservação das técnicas construtivas e da arquitetura vernacular; Poética, cultura, estética: arte, arquitetura, arquivos.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396585-um-percurso-de-modernidade-na-avenida-borges-de-medeiros
ISSN
2237-5619
Palavras-Chave
Arquitetura Moderna, Porto Alegre, Avenida Borges de Medeiros
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar um percurso de modernidade da Radial Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre-RS, demonstrando, por meio de alguns exemplares, a importância da documentação de projetos arquitetônicos e como estes registram as modificações nos modos de morar e viver de seus habitantes. Chamada de cânion urbano, esta Radial, que liga o Centro Histórico à Zona Sul da cidade, ficou conhecida pela grande diferença de níveis em sua topografia e suas construções em altura, reflexos da modernização da capital. Finalizada em 1935, durante a gestão Alberto Bins, a avenida possui quatro importantes pontos nodais: a Ponte de Pedra, o Viaduto Otávio Rocha, o Paço Municipal, localizado no Largo Glênio Peres, e a Esquina Democrática, tombada em 1997. Partindo do Largo Glênio Peres, edifícios e espaços adjacentes conformam conjuntos de registros, como na esquina democrática, onde o Edifício Sul América configura esse importante espaço na capital, sendo procedido no trajeto pelos edifícios Continente e Amazônia, relacionando habitação e comércio. Adiante no percurso, no Viaduto Otávio Rocha, há cinco exemplares modernistas, sendo eles: São Salvador, Everest, Santa Generosa, Duque de Caxias e Duquesa. Finalizando o percurso próximo a Ponte de Pedra, onde a modernidade trouxe imponentes construções em altura com térreos mistos junto a espaços culturais, como o Edifício General Osório e Caixeiros Viajantes, além de se mesclarem ao percurso edifícios ArtDecò. Dessa forma, é possível documentar relevante parte da evolução urbana e arquitetônica da cidade, principalmente aquela ocorrida na década de 1950, quando o Movimento Moderno iniciava sua passagem pela capital gaúcha. A análise do percurso fundamenta-se no reconhecimento da morfologia da cidade, suas imagens e seus usos, sendo desenvolvida através da seleção de exemplares de edifícios de habitação coletiva de cunho modernista do período de 1940 a 1960, feita por meio de visita in loco e publicações. Após a seleção, requisitam-se os projetos originais no Arquivos Municipal, para que se iniciem os redesenhos em softwares de arquitetura. Com os redesenhos produzidos, é criada uma tabela comparativa das mudanças advindas do Movimento Moderno. Morar no centro da cidade oferecia importância à classe média, fato que se somou ao desejo de morar nas alturas e ao incentivo pela densificação, resultando na construção de habitações coletivas, que, pelo Decreto 245/1940, deveriam ter mais de seis pavimentos. Assim, Porto Alegre se modernizava seguindo padrões de cidades referência como o eixo Rio-São Paulo, e cidades internacionais como Nova Iorque, Chicago, Buenos Aires e Montevidéu. Utilizando o percurso de modernidade da Radial Avenida Borges de Medeiros, apresentado a partir de fotografias, textos e registros originais das edificações de caráter habitacional do período entre 1940-1960, documenta-se o importante desenvolvimento de uma sociedade que vivenciava o processo de modernização.
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

TAVARES, Ângelo Guilherme O. et al.. UM PERCURSO DE MODERNIDADE NA AVENIDA BORGES DE MEDEIROS.. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396585-UM-PERCURSO-DE-MODERNIDADE-NA-AVENIDA-BORGES-DE-MEDEIROS. Acesso em: 20/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes