{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

CCB – IV Encontro Cultura e Consumo Brasil 

A IV edição do Encontro CCB teve como público-alvo professores, pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado alocados em instituições nacionais que realizam pesquisas dentro da corrente Consumer Culture Theory (CCT), ou que sejam simpatizantes à mesma, unindo a comunidade CCB (Cultura e Consumo Brasil), bem como a comunidade CCT internacional. O evento objetivou reunir a comunidade acadêmica brasileira de cultura de consumo para treinamento teóricometodológico, discussões sobre a construção do campo e estratégias de publicação, procurando reunir alunos e professores em uma comunidade acadêmica que tem realizado pesquisas acerca de comportamento do consumidor dentro da corrente CCT, e são oriundos de diversas instituições brasileiras. Nesta edição do evento, inspirada por um grupo de jovens pesquisadores que sugeriu o tema, o Conversações em Cultura e Consumo, a comissão organizadora trouxe o tema “Construção de teoria”, com o intuito de promover reflexões acerca da construção da teoria na área de estudo. O Evento contou com a presença de pesquisadores brasileiros de renome, de instituições brasileiras e estrangeiras, que têm publicado constantemente nos principais periódicos nacionais e internacionais da área de cultura e consumo. Como já é uma tradição das últimas três edições, houve o momento de mentorias para alunos com pesquisas em andamento por professores participantes, tendo esta edição a publicação dos trabalhos submetidos aos anais do evento. O CCB 2021 pretendeu contribuir para melhoria na formação de jovens pesquisadores brasileiros por meio da discussão acerca de temáticas relevantes dentro do campo da CCT. Além disso, a presença constante de professores internacionais no evento possibilita a projeção da comunidade acadêmica brasileira de cultura e consumo para o cenário internacional. Nesta edição, como forma de fortalecer ainda mais essa projeção, tivemos o financiamento do evento aprovado pelo Consumer Culture Theory Consortium (CCTC) em um edital aberto pelo consórcio neste ano de 2021 para apoiar a realização de workshops pela comunidade de todo o mundo. 

Apesar da comunidade CCT brasileira ter procurado avançar por meio de publicações em congressos e periódicos nacionais e internacionais, criação de grupos de pesquisas nacionais e participação em grupos internacionais além de intercâmbios (doutorado pleno, sanduíche ou pósdoutorado), o campo de pesquisa denominado Cultura de Consumo no Brasil (CCB) ainda busca a construção de uma identidade própria e fortalecimento da comunidade. 

A quarta edição do Encontro que teve como tema central “Construção de teoria”, reuniu, em sua comissão organizadora, docentes de quatro instituições (Coppead/UFRJ, Univates, FGV-EAESP e UFOP) e uma discente (Coppead/UFRJ). Foram três dias de discussões teórico-metodológica que permitiram importantes reflexões a partir de palestras que abordaram não apenas temáticas específicas de CCT, mas temas de áreas próximas como ciências sociais e educação, que têm sido comumente utilizados pelos recentes estudos em CCT. Além disso, o evento contou com a participação de professores brasileiros alocados dentro de instituições internacionais que são importantes dentro da comunidade CCT global. Nesta edição, o evento contou com a participação dos professores como palestrantes: Guliz Ger (Bilkent University), Rodrigo Castilhos (SKEMA Business School), Flávia Cardoso (Universidad Adolfo Ibanez), Luciana Walther (UFSJ), André Leão (UFPE), Kevin Thomas (Marquette University), Sonya Grier (American University), Guillaume Johnson (Universite´ Paris-Dauphine), Karin Brondino-Pompeo (ESPM), Fábio Sandes (Universidade Lusófona), Vitor Lima (Schulich School of Business), Giana Eckardt (King's College London) e Isleide Fontenelle (FGV-EAESP). As palestras foram moderadas pelos professores Roberta Campos (Coppead/UFRJ), Eliane Brito (FGV-EAESP), Maria Carolina Zanette (Neoma Business School), Benjamin Rosenthal (FGV-EAESP), Isabela Morais (UFOP) e Letícia Casotti (Coppead/UFRJ). O evento teve a primeira edição online devido à pandemia de COVID-19 e todas as palestras e as mentorias foram realizadas de forma remota. 

O evento foi aberto com uma sessão com o mesmo nome do tema, "Construção de teoria", e contou com a participação de dois importantes nomes da comunidade CCT, Professora Guliz Ger, da Bilkent University, na Turquia, e Rodrigo Castilhos, hoje na SKEMA Business School, na França. A palestra foi moderada pela professora Roberta Campos, também organizadora e apoiadora do evento pela Coppead/UFRJ. Ainda no primeiro dia do evento, tivemos uma mesa redonda, com o tema "Desafios para construção de teoria em um contexto acadêmico emergente” com a participação dos professores Flávia Cardoso, da Universidad Adolfo Ibanez, do Chile, Luciana Walther, da UFSJ e representante da América Latina no Consumer Culture Theory Consortium, e André Leão, da UFPE. A mesa foi moderada pela professora Eliane Brito, da FGV-EAESP, também organizadora do evento e anfitriã desta edição. A última sessão do primeiro dia foi de mentorias, o importante encontro entre estudantes e professores, para uma conversa sobre suas pesquisas. Neste ano, foram onze inscritos e todos receberam as mentorias dos professores Marlon Dalmoro (Univates), Ronan Quintão (IFSP), Ana Paula de Miranda (UFPE), Denise Barros (Unigranrio) e Roberta Campos (Coppead/UFRJ). No segundo dia do evento tivemos a participação brilhante do grupo Race in the Marketplace (RIM), com os pesquisadores Kevin Thomas, da Marquette University, Sonya Grier, da American University, ambas nos Estados Unidos, e Guillaume Johnson, Universite´ Paris-Dauphine, na França. Essa mesa redonda "Teorização e Raça" teve a moderação da Maria Carolina Zanette, da Neoma Business School, também na França. Para mantermos a característica de confraternização do evento, mesmo nessa edição online, no fim da tarde do segundo dia fizemos uma sessão para compartilhar experiências. O professor Marlon Dalmoro, também organizador do evento, proporcionou um momento de descontração e troca de experiências entre toda a comunidade. No último dia do evento, mantendo uma tradição de contar com a participação de jovens pesquisadores também como palestrantes, começamos o dia com a mesa redonda "Teorização para pesquisadores em início de carreira". Para esta mesa, contamos com os professores Karin Brondino-Pompeo, da ESPM, e Fábio Sandes, da Universidade Lusófona, em Portugal, e o pós-doutorando Vitor Lima, da Schulich School of Business, no Canadá. A mesa foi moderada pelo professor Benjamin Rosenthal, da FGV-EAESP. Neste terceiro dia do evento, tivemos duas palestras que fecharam o evento com chave de ouro. A primeira com a professora Giana Eckhardt, do King's College London, da Inglaterra, sobre "Desenvolvimento de artigo conceitual", moderada pela professora e também organizadora do evento, Isabela Morais, da UFOP. A última sessão do dia contou com um bate bola das professoras Isleide Fontenelle (FGV EAESP) e Letícia Casotti (Coppead/UFRJ), com o tema "Aprendizados de Pesquisadores Brasileiros Experientes''. 

O evento tem como preocupação central o fortalecimento da comunidade brasileira por meio de treinamento teórico-metodológico e mentoria dos alunos, com consequente melhoria da formação de recursos humanos para o país. O programa tem como foco principal os alunos de mestrado e doutorado e sua integração dentro do campo. A mentoria é um momento dentro da programação do evento no qual o aluno tem a oportunidade de apresentar e discutir sua pesquisa, com um ou mais professores mentores, que realizam uma reflexão sobre o trabalho, proporcionando debates acerca de questões como: posicionamento teórico, pergunta de pesquisa, método e análise dos dados. Promovendo maior inserção internacional da comunidade de pesquisa, todas as edições do evento contam com a presença de pesquisadores da comunidade internacional. 

A edição de 2021 do CCB teve mais de 300 inscritos e contou com a participação de pelo menos 240 pessoas ao longo dos três dias, atingindo o número máximo de 128 visualizações simultâneas na plataforma. A edição de 2021 seguiu na mesma direção das edições anteriores, contando com a participação de pesquisadores da área tanto da comunidade brasileira quanto internacional. Convidamos também pesquisadores de áreas afins para promoverem e alimentarem o debate para além da área de CCT em si, ampliando o diálogo e enriquecendo todo o campo de pesquisa. A realização no IV Encontro Cultura e Consumo Brasil, com o importante apoio do Consumer Culture Theory Consortium, trouxe inúmeros benefícios para a comunidade acadêmica brasileira. Em primeiro lugar, foi possível observar o estado atual da pesquisa brasileira na área de cultura e consumo por meio da apresentação de trabalhos em andamento de mestrandos e doutorandos. Além disso, a publicação dos Anais possibilita o fortalecimento da comunidade CCT Brasil por meio do compartilhamento das pesquisas realizadas. Uma vez que um dos objetivos do evento é promover o encontro da comunidade brasileira, ele proporciona o diálogo entre professores, pesquisadores e alunos podendo gerar futuras parcerias de pesquisa. Por fim, a partir da constante presença de professores internacionais, o evento possibilita a projeção da comunidade acadêmica de cultura e consumo para o cenário internacional e o fortalecimento das pesquisas no país. 

Isabela e Thaysa




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}