{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O XXI Encontro Nordestino dos Grupos do Programa de Educação Tutorial foi realizado de forma on-line e organizado pelos grupos do Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, nos dias 05 a 09 de julho de 2022, e teve como tema “Reinventando e enfrentando nossas ações”.

A logo do evento foi representada por um mapa da região Nordeste com o intuito de evidenciar que a cultura nordestina formou hábitos próprios em relação ao mundo e às expressões culturais. Esses hábitos são muito conhecidos pelos seus aspectos culturais fortes e marcantes que são passados ??de geração em geração. A logo criada para representar o evento traz o mapa que representa uma região que enfrenta as adversidades mantendo sua cultura, evidenciando assim o tema proposto.

Em conjunto com a logo, a mascote do evento foi representada pelo calango que é uma denominação dada a diversos lagartos de pequeno porte, não se trata, pois, de uma espécie, mas de um conjunto de espécies. Portanto, a escolha da mascote buscou dizer algo sobre a nossa diversidade, sobre inclusão e acolhimento. É um animal que come de tudo, um sobrevivente, e ao mesmo tempo é um bom espalhador de sementes, ou seja, participa da criação e da reinvenção do mundo. Encontrado na Caatinga vive em ambientes rochosos, ensolarados, enfrenta as adversidades com seu tamanho reduzido e sua capacidade de se misturar com a paisagem. Por isso, ele ajuda a compreender o tema do evento - Reinventando e enfrentando nossas ações.

Esse tema busca evidenciar os desafios vividos durante a pandemia, com a qual ainda convivemos, e nos chama a refletir sobre como temos buscado formas e forças para sobreviver a este contexto e, ao mesmo tempo, lançar luz sobre os aprendizados que nos ajudarão a superar esse período trágico de tantas perdas.

Os anais do evento espelham essa realidade, ao trazer para o debate as formas como os grupos PET vivenciaram esse período, com trabalhos apresentados em todas as áreas do conhecimento: Agrárias, Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharias, Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão e Linguística, Letras e Artes.

Os resumos apresentados revelam quem foram os parceiros nessa caminhada, como esses diálogos foram travados, os campos diversos de atuação e as inovações metodológicas envolvendo a dimensão social, cultural, técnica e econômica.

Os anais do evento, para além de socializar as experiências vividas entre petianos, objetiva ainda a compartilhar com a sociedade a rica experiência destes grupos, compostos por discentes e docentes das universidades da região Nordeste, que em companhia de coletivos e organizações da sociedade civil aceitam o desafio de pensar alternativas para uma vida digna para todos.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Elisabete Stradiotto Siqueira

Coordenadora Geral do Evento

enepet@ufersa.edu.br



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}