Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Apresentação
O II EDUREDE teve como tema “Reconfigurando as tecnologias na educação no pós-pandemia”, inspirado por vários questionamentos que recentemente se tornaram comuns aos profissionais da área: Você fez a sua autoavaliação após a pandemia? O que você errou? O que você acertou? O que você aprendeu? O que você vai fazer diferente a partir de agora? Questionar e refletir sobre as práticas profissionais são atos que fundamentam nossa trajetória histórico-cultural como educadores. Portanto, são essenciais para que possamos ampliar o alcance e impacto do nosso trabalho na sociedade.
Estes
questionamentos se agigantaram diante dos desafios impostos pela pandemia do
coronavírus, em 2020-21, que impossibilitou a realização de aulas presenciais.
As instituições de ensino se viram obrigadas a continuar suas atividades
utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), transferindo
os processos educativos para o ciberespaço. Os professores e professoras não
tiveram outra opção senão reconfigurar suas práticas pedagógicas, o que
precisou ser feito num curto espaço de tempo.
E
agora, no pós-pandemia, nos questionamos sobre “o que ficou” depois da
tempestade. Em que medida as mudanças impostas pelo contexto pandêmico podem se
traduzir em melhorias nos processos educativos, configurando novas práticas de
ensino? Eis a grande questão que nos convidamos a responder.
Sobre
o II EDUREDE
Nesta edição do evento, demos continuidade às discussões que
originaram o primeiro Edurede, em 2020, buscando compreender os processos que
nos levam a reconfigurar e ressignificar o uso das tecnologias nos mais
diversos espaços educacionais, formais e informais, regulares ou não, da
educação básica ao ensino superior.
Tivemos a honra de receber dois grandes pesquisadores das áreas de educação e tecnologia para realizar as conferências de abertura e encerramento. O professor José Moran (USP) abriu o evento falando sobre as tecnologias na educação, numa conversa com a professora Glaucia Brito (UFPR). E o professor Romero Tori (USP) encerrou nossa jornada falando sobre o tema “Educação Híbrida e Sem Distância”, numa palestra mediada pela professora Luana Wunsch (Uninter).
Ao longo do evento foram apresentados 133 trabalhos, classificados em seis eixos temáticos: 1. Dimensões criativas e cognitivas em ambientes virtuais; 2. E-learning, educação a distância e educação online; 3. Experiências tecnológicas no ensino formal e informal; 4. Formação de professores e letramento digital; 5. Multiletramentos, multimodalidades e a interdisciplinaridade; 6. O uso das tecnologias audiovisuais na educação. O evento teve um número recorde de inscritos, com mais de 2.550 pessoas.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Comissão Organizadora do EDUREDE
e-mail: 1edurede@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}