DESAFIOS À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL FRENTE AO AVANÇO DE PROJETOS EXTRATIVISTAS

Publicado em 30/04/2026 - ISBN: 978-65-272-2357-3

Título do Trabalho
DESAFIOS À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL FRENTE AO AVANÇO DE PROJETOS EXTRATIVISTAS
Autores
  • Paula Lara Leite
  • Leandro Benedini Brusadin
Modalidade
ARTIGO
Área temática
2. Patrimônio Cultural e os Desafios do Século XXI: O patrimônio na época das mudanças climáticas: A conservação entre novos e velhos riscos / As escalas do patrimônio: local - global / Modelos inovadores de gestão participativa e envolvimento das comunidades locais / Estratégias de financiamento para a conservação..
Data de Publicação
30/04/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1339934-desafios-a-preservacao-do-patrimonio-cultural-frente-ao-avanco-de-projetos-extrativistas
ISBN
978-65-272-2357-3
Palavras-Chave
Patrimônio Cultural; Mineração; Impactos Socioambientais; Cidades.
Resumo
O artigo busca evidenciar, por meio de revisão de literatura, os desafios à preservação do patrimônio cultural frente ao avanço de projetos extrativistas no Brasil. Considera-se que a instalação e operação de empreendimentos, principalmente mineradores, afetam significativamente as localidades, gerando conflitos sociais, territoriais e ambientais. Ademais, as atuais formas institucionalizadas de operacionalização da legislação ambiental, de produção de licenças e de formulação de medidas de compensação e mitigação, não impedem que os empreendimentos exponham ao risco o acervo cultural protegido. Assim, o artigo busca abordar como a pressão sofrida pelas comunidades, os constantes conflitos e o esvaziamento dos territórios, agravam ainda mais as possibilidades de preservação do patrimônio cultural. Enfoca, então, nos riscos decorrentes do esvaziamento de localidades em razão dos impactos diretos e indiretos dos empreendimentos - tendência sistêmica das atividades econômicas em seus modos ambientalmente destrutivos -, à valorização e preservação do patrimônio. Para isto utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, obtida por meio de consultas às bases de dados Scopus, Web of Science, Portal de Periódicos da CAPES e SciELO, usando as palavras-chave: patrimônio cultural, mineração, impactos socioambientais e cidades. Como hipótese desta pesquisa tem-se que, independentemente da análise dos possíveis impactos pelos órgãos brasileiros responsáveis pela proteção dos bens culturais, aspectos que influenciam diretamente na preservação do patrimônio cultural muitas vezes não são abordados nos estudos ambientais, como a intrincada relação entre sociedade e o seu território, responsável pela consolidação, permanência e significação dos bens, comprometendo a eficácia das medidas formuladas em prol da manutenção dos acervos.
Título do Evento
8º Simpósio Científico do ICOMOS-Brasil: 60 Anos do ICOMOS + 60
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEITE, Paula Lara; BRUSADIN, Leandro Benedini. DESAFIOS À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL FRENTE AO AVANÇO DE PROJETOS EXTRATIVISTAS.. In: Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasi. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1339934-DESAFIOS-A-PRESERVACAO-DO-PATRIMONIO-CULTURAL-FRENTE-AO-AVANCO-DE-PROJETOS-EXTRATIVISTAS. Acesso em: 29/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes