DECOLONIZANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA SOBRE A FAZENDA DA JAGUARA, EM MINAS GERAIS

Publicado em 30/04/2026 - ISBN: 978-65-272-2357-3

Título do Trabalho
DECOLONIZANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA SOBRE A FAZENDA DA JAGUARA, EM MINAS GERAIS
Autores
  • Júlia Pelinson
  • Daniele Gomes Ferreira
Modalidade
ARTIGO
Área temática
4. As Perspectivas da conservação desde o Sul Global: Patrimônio para todos: democracia e justiça social / Reflexões sobre patrimônio: narrativas plurais e memórias silenciadas / Novas perspectivas e abordagens na gestão, valorização e conservação do patrimônio.
Data de Publicação
30/04/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1339217-decolonizando-o-patrimonio-cultural--uma-analise-da-narrativa-sobre-a-fazenda-da-jaguara-em-minas-gerais
ISBN
978-65-272-2357-3
Palavras-Chave
Fazenda da Jaguara; patrimônio cultural; Análise Crítica do Discurso; decolonial; decolonizar
Resumo
Este estudo discute a formação das narrativas sobre o patrimônio cultural, propondo uma análise da narrativa apresentada no Instagram sobre o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Fazenda da Jaguara, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG). Utilizamos o método da Análise Crítica do Discurso, a partir de uma perspectiva decolonial, na busca por apagamentos, distorções e romantizações do conteúdo analisado. Os resultados indicaram uma narrativa colonizada e colonizante, especialmente no que tange ao apagamento das memórias indígena e afrodescendente da história da Fazenda. Por fim, identificamos pistas de como construir uma nova narrativa sobre o conjunto tombado e destacamos a importância da difusão das novas perspectivas e descobertas para a formação da memória coletiva a respeito do patrimônio cultural brasileiro.
Título do Evento
8º Simpósio Científico do ICOMOS-Brasil: 60 Anos do ICOMOS + 60
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PELINSON, Júlia; FERREIRA, Daniele Gomes. DECOLONIZANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA SOBRE A FAZENDA DA JAGUARA, EM MINAS GERAIS.. In: Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasi. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1339217-DECOLONIZANDO-O-PATRIMONIO-CULTURAL--UMA-ANALISE-DA-NARRATIVA-SOBRE-A-FAZENDA-DA-JAGUARA-EM-MINAS-GERAIS. Acesso em: 29/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes