OS RISCOS DA ESPETACULARIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA CONTEMPORANEIDADE

Publicado em 30/04/2026 - ISBN: 978-65-272-2357-3

Título do Trabalho
OS RISCOS DA ESPETACULARIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA CONTEMPORANEIDADE
Autores
  • Júlia Felipe Ribeiro
  • Gisele Freixo
Modalidade
ARTIGO
Área temática
2. Patrimônio Cultural e os Desafios do Século XXI: O patrimônio na época das mudanças climáticas: A conservação entre novos e velhos riscos / As escalas do patrimônio: local - global / Modelos inovadores de gestão participativa e envolvimento das comunidades locais / Estratégias de financiamento para a conservação..
Data de Publicação
30/04/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1338685-os-riscos-da-espetacularizacao-do-patrimonio-da-contemporaneidade
ISBN
978-65-272-2357-3
Palavras-Chave
espetacularização, patrimônio, memória, cultura, comunidade.
Resumo
Este artigo analisa a proteção legal do patrimônio cultural edificado e a frequente espetacularização desses espaços, transformados em meros cenários fotográficos para as mídias sociais, em experiências típicas da contemporaneidade. A questão central a ser investigada é se o patrimônio está sendo preservado como memória coletiva autêntica ou apenas consumido como uma imagem efêmera pela sociedade atual, promovendo um uso que compromete e diminui seu significado e expressão original. A partir do referencial teórico estudado, constata-se que a espetacularização do patrimônio cultural representa uma linha tênue, onde, apesar da visibilidade, o bem pode ser utilizado como mera mercadoria turística, em detrimento de seu valor como elemento de memória. O artigo conclui que o patrimônio preservado deveria ser vivenciado, reconhecido e apropriado por sua comunidade cultural, ao invés de ser reduzido a um momento efêmero de encenação turística, esvaziando seus valores e empobrecendo sua experiência.
Título do Evento
8º Simpósio Científico do ICOMOS-Brasil: 60 Anos do ICOMOS + 60
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Júlia Felipe; FREIXO, Gisele. OS RISCOS DA ESPETACULARIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA CONTEMPORANEIDADE.. In: Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasi. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1338685-OS-RISCOS-DA-ESPETACULARIZACAO-DO-PATRIMONIO-DA-CONTEMPORANEIDADE. Acesso em: 29/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes