MEMÓRIAS EM RISCO: COMO O CRESCIMENTO URBANO DESENFREADO COMPROMETE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Publicado em 30/04/2026 - ISBN: 978-65-272-2357-3

Título do Trabalho
MEMÓRIAS EM RISCO: COMO O CRESCIMENTO URBANO DESENFREADO COMPROMETE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Autores
  • Maria Victoria Barbosa Lopes
  • Gisele Freixo
Modalidade
ARTIGO
Área temática
2. Patrimônio Cultural e os Desafios do Século XXI: O patrimônio na época das mudanças climáticas: A conservação entre novos e velhos riscos / As escalas do patrimônio: local - global / Modelos inovadores de gestão participativa e envolvimento das comunidades locais / Estratégias de financiamento para a conservação..
Data de Publicação
30/04/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1337473-memorias-em-risco--como-o-crescimento-urbano-desenfreado-compromete-o-patrimonio-historico
ISBN
978-65-272-2357-3
Palavras-Chave
Crescimento urbano, patrimônio histórico, impactos contemporâneos, conservação.
Resumo
Este artigo analisa os desafios relacionados a urbanização e a conservação dos patrimônios históricos, destacando a maneira como o crescimento urbano ocorre, intensificando riscos já existentes em prédios históricos. O objetivo do estudo é correlacionar como os impactos contemporâneos no entorno dos edifícios históricos – como a especulação imobiliária, a poluição e o aumento do tráfego de veículos, a ação do tempo e a falta de manutenção, afetam a sobrevivência do bem arquitetônico. O referencial teórico baseia-se nos ideais de Gustavo Giovannoni, associando a relação entre a velha e nova cidade com a necessidade de preservar. Os resultados apontam como o crescimento urbano, além de acarretar mais danos ao patrimônio, evidencia ainda mais os problemas da má gestão e preservação do mesmo na contemporaneidade. Tal fato coloca em relevância a necessidade da criação de políticas públicas mais humanizadas e efetivas, garantindo a valorização e proteção do patrimônio diante os novos riscos do século XXI.
Título do Evento
8º Simpósio Científico do ICOMOS-Brasil: 60 Anos do ICOMOS + 60
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Maria Victoria Barbosa; FREIXO, Gisele. MEMÓRIAS EM RISCO: COMO O CRESCIMENTO URBANO DESENFREADO COMPROMETE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO.. In: Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasi. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1337473-MEMORIAS-EM-RISCO--COMO-O-CRESCIMENTO-URBANO-DESENFREADO-COMPROMETE-O-PATRIMONIO-HISTORICO. Acesso em: 29/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes