PATRIMONIALIZAÇÃO DAS BATALHAS DE RIMA: ENTRE O RECONHECIMENTO LEGISLATIVO E AS POLÍTICAS OFICIAIS DE TOMBAMENTO

Publicado em 30/04/2026 - ISBN: 978-65-272-2357-3

Título do Trabalho
PATRIMONIALIZAÇÃO DAS BATALHAS DE RIMA: ENTRE O RECONHECIMENTO LEGISLATIVO E AS POLÍTICAS OFICIAIS DE TOMBAMENTO
Autores
  • Carla Aparecida da Silva Ribeiro
  • SIMONNE TEIXEIRA
Modalidade
ARTIGO
Área temática
4. As Perspectivas da conservação desde o Sul Global: Patrimônio para todos: democracia e justiça social / Reflexões sobre patrimônio: narrativas plurais e memórias silenciadas / Novas perspectivas e abordagens na gestão, valorização e conservação do patrimônio.
Data de Publicação
30/04/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1335911-patrimonializacao-das-batalhas-de-rima--entre-o-reconhecimento-legislativo-e-as-politicas-oficiais-de-tombamento
ISBN
978-65-272-2357-3
Palavras-Chave
Batalhas de Rima, Patrimonialização, Patrimônio Imaterial
Resumo
Spensy Pimentel (1997), referência para o estudo do rap brasileiro, o define como “o mais importante movimento negro e jovem” do país. Ainda em seu surgimento, a cultura assumiu uma dimensão política que o transformou em símbolo de resistência e descontentamento em comunidades racializadas, marcadas pela pobreza e pela segregação urbana. Em suas origens, a linguagem era frequentemente desenvolvida em contextos de improvisação, nos quais a habilidade verbal era testada por meio de confrontos simbólicos. Esses confrontos deram origem às batalhas de rima, objeto central desta investigação. Nos últimos anos, pôde-se observar um crescimento significativo das batalhas de rima no Brasil. O fenômeno é impulsionado sobretudo pelas redes sociais, gerando projeção nacional e internacional com vídeos que viralizam e conquistam a atenção principalmente das gerações Z e Alpha. Apesar desse crescimento, a realidade de repressão e violência ainda marca muitos desses encontros, usualmente realizados em praças e espaços públicos urbanos. Como exemplo, pode-se destacar a ação da Polícia Militar durante uma batalha de rimas que acontecia no bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio (RJ), no início de abril de 2022. Na ocasião, a PM dispersou jovens a tiros, sob a justificativa de que “rap é coisa de vagabundo”. Como reação, a Câmara Municipal aprovou o PL 242/2022, transformado na Lei nº 3.514/2022, que declarou patrimônio cultural imaterial municipal todas as manifestações relativas às batalhas de rima. Na justificativa, as batalhas são descritas como duelos musicais acessíveis, gratuitos e inclusivos, capazes de movimentar a economia local e de funcionar como instrumento de resistência das juventudes negras e periféricas. Este trabalho, nesse sentido, tem como objetivo investigar os processos de patrimonialização das batalhas de rimas, analisando a tensão entre o reconhecimento legislativo por leis municipais e estaduais e as políticas oficiais de tombamento e registro conduzidas por órgãos de patrimônio. Parte-se do pressuposto de que o reconhecimento via projetos de lei representa uma ambivalência: confere visibilidade aos coletivos, mas, por ocorrer à margem do sistema técnico especializado, pode ressignificar práticas culturais autônomas sem garantir efetivo acesso a mecanismos de proteção de salvaguarda. A investigação combina análise bibliográfica e documental, buscando a distinção entre o registro oficial de bens imateriais e as declarações legislativas de patrimônio. Com o trabalho, pretende-se contribuir para o debate acerca dos processos da gestão cultural e até que ponto elas respondem a demandas comunitárias ou reproduzem lógicas institucionais de reconhecimento. Além disso, busca refletir acerca de modelos de gestão participativa do patrimônio, tensionando as estruturas tradicionais de consagração cultural e o futuro das políticas de salvaguarda de manifestações periféricas e em constante reinvenção, como as batalhas de rima.
Título do Evento
8º Simpósio Científico do ICOMOS-Brasil: 60 Anos do ICOMOS + 60
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Carla Aparecida da Silva; TEIXEIRA, SIMONNE. PATRIMONIALIZAÇÃO DAS BATALHAS DE RIMA: ENTRE O RECONHECIMENTO LEGISLATIVO E AS POLÍTICAS OFICIAIS DE TOMBAMENTO.. In: Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasi. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1335911-PATRIMONIALIZACAO-DAS-BATALHAS-DE-RIMA--ENTRE-O-RECONHECIMENTO-LEGISLATIVO-E-AS-POLITICAS-OFICIAIS-DE-TOMBAMENTO. Acesso em: 29/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes