AÇÕES DE CONSERVAÇÃO: TRATAMENTO DO ACERVO CARTOGRÁFICO DO ARQUIVO CENTRAL DA UFJF

Publicado em 30/04/2026 - ISBN: 978-65-272-2357-3

Título do Trabalho
AÇÕES DE CONSERVAÇÃO: TRATAMENTO DO ACERVO CARTOGRÁFICO DO ARQUIVO CENTRAL DA UFJF
Autores
  • ANDREIA DE FREITAS RODRIGUES
  • Victor Amaral Palha
Modalidade
ARTIGO
Área temática
2. Patrimônio Cultural e os Desafios do Século XXI: O patrimônio na época das mudanças climáticas: A conservação entre novos e velhos riscos / As escalas do patrimônio: local - global / Modelos inovadores de gestão participativa e envolvimento das comunidades locais / Estratégias de financiamento para a conservação..
Data de Publicação
30/04/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1268498-acoes-de-conservacao--tratamento-do-acervo-cartografico-do-arquivo-central-da-ufjf
ISBN
978-65-272-2357-3
Palavras-Chave
Documentos cartográficos; Demarcação de Terras; Tratamento técnico; Fórum Benjamin Colucci; Universidade Federal de Juiz de Fora.
Resumo
O Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (ACUFJF) tem sob sua custódia o Fundo Fórum Benjamin Colucci. O conjunto possui mais de 30000 documentos divididos em 22 séries, das quais faz parte a série Divisão e Demarcação de Terras, composta por 308 processos produzidos entre os anos de 1853 e 1964. É uma série que, por sua natureza e assunto, contêm grande quantidade de documentos cartográficos, tais como plantas de fazendas e sesmarias, mapas topográficos, mapas da divisão das terras em litígio, alguns acompanhados de relatórios descritivos. Para além da riqueza histórica e importância ímpar dessa documentação, nos deparamos com a dificuldade em preservar este tipo de material. Alguns itens encontram-se em estado de conservação delicado, com danos causados, principalmente, pela forma de acondicionamento e/ou suporte. São manuscritos em papéis de tipos e gramaturas diversas, tintas variadas e dimensões não padronizadas, sendo a maioria deles em grande formato. Todas essas variáveis nos impõe condições de guarda e tratamentos de conservação específicos para garantir a salvaguarda deste acervo. Esta comunicação tem como objetivo principal compartilhar nossa experiência, dúvidas e acertos referentes ao tratamento dos documentos cartográficos que fazem parte de nosso acervo permanente no âmbito da arquivologia e das práticas de conservação. Com abordagem qualitativa e exploratória, utilizaremos alguns documentos cartográficos para exemplificar o tratamento arquivístico e de conservação que estão recebendo. Apresentamos a metodologia de trabalho abordando os principais danos encontrados, princípios e procedimentos que orientam as intervenções, a organização e elaboração de instrumentos de pesquisa, bem como os materiais empregados e aspectos mais relevantes das espécies documentais deste gênero arquivístico. Este é um trabalho que conta com a colaboração de estudantes do Curso de Geografia da UFJF e atualmente faz parte do projeto Preservação, Virtualização e Propagação dos Acervos Histórico-Culturais da UFJF, subprojeto Repositório Físico e Digital de Acervos Histórico e Culturais da UFJF (RFDAHC/UFJF), com financiamento de projeto aprovado por uma agência de fomento de recursos para a pesquisa, o que nos permitiu a aquisição de mobiliário adequado para guarda, um scanner e mesa digitalizadora para grandes formatos, além de recursos que possibilitarão a divulgação e acesso digitais a esse acervo.
Título do Evento
8º Simpósio Científico do ICOMOS-Brasil: 60 Anos do ICOMOS + 60
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, ANDREIA DE FREITAS; PALHA, Victor Amaral. AÇÕES DE CONSERVAÇÃO: TRATAMENTO DO ACERVO CARTOGRÁFICO DO ARQUIVO CENTRAL DA UFJF.. In: Anais do Simpósio Científico ICOMOS Brasi. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/8-simposioicomosbrasil/1268498-ACOES-DE-CONSERVACAO--TRATAMENTO-DO-ACERVO-CARTOGRAFICO-DO-ARQUIVO-CENTRAL-DA-UFJF. Acesso em: 22/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes