A PRÁXIS DE PLANEJAR, APRECIAR E PERFORMAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA: UM ESTUDO DA IV JORNADA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFAC

Publicado em 03/01/2025 - ISBN: 978-65-272-0950-8

Título do Trabalho
A PRÁXIS DE PLANEJAR, APRECIAR E PERFORMAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA: UM ESTUDO DA IV JORNADA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFAC
Autores
  • Andressa Lopes Da Silva
  • Vanessa Sabóia Machado Da Silva
  • Isaque Vítor Tavares Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
COMUNICAÇÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Data de Publicação
03/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7sae/972931-a-praxis-de-planejar-apreciar-e-performar-e-a-formacao-do-professor-de-musica--um-estudo-da-iv-jornada-academica
ISBN
978-65-272-0950-8
Palavras-Chave
Palavras-chave: jornadas acadêmicas, impacto musical, formação, performance.
Resumo
RESUMO O curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Acre, vem realizando Jornadas Acadêmicas ao término de cada semestre letivo com o propósito de apresentar os resultados obtidos nas disciplinas ministradas. Há nesses eventos apresentações musicais, apresentações de trabalhos e, por vezes, oficinas. É propositadamente um evento pequeno, para um público de 60 pessoas, funcionando como um laboratório para os discentes de música. Os professores e outros músicos convidados também compõem a programação. Dessa maneira esses eventos têm se tornado momentos de trocas bastante significativas para os discentes e docentes do curso. Com base nessas vivências esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto da VI Jornada Acadêmica do curso de Licenciatura em Música da UFAC, realizada em março de 2024, na formação dos alunos, em especial aqueles do primeiro período. Além disso, a pesquisa busca identificar os efeitos desse evento em suas trajetórias acadêmicas e relatar as experiências vividas como telespectadores, performance e organizadores. A metodologia adotada é a narrativa em primeira pessoa, em que três autores narram e avaliam suas experiências vividas nesse contexto. Foi observado que as experiências vividas anteriormente ao evento contribuíram para um maior envolvimento dos alunos nas matérias estudadas, e consequentemente melhor desempenho acadêmico. O fazer artístico cria maior significância quando a performance se faz presente. Ademais, os alunos estudados fizeram parte da comissão organizadora o que lhes conferiu uma vivência de logística e resolução de problemas que lhes servirão para suas carreiras como futuros docentes em música. Durante as apresentações os discentes puderam exercitar estratégias para lidar com o nervosismo e o controle das emoções necessárias para uma apresentação bem-sucedida. O trabalho ainda ressalta a importância do desenvolvimento de pesquisas no contexto acadêmico, buscando dessa forma incentivar os alunos a permanecerem no curso e produzir cada vez mais conteúdo para apresentarem seu desenvolvimento durante o período acadêmico. Discentes: Andressa Lopes da Silva, Isaque Vitor Tavares Oliveira, Vanessa Sabóia Machado da Silva Orientador(a): Maíra Andriani Scarpellini
Título do Evento
7º Seminário Arte e Educação - Caminhos para o Norte: pesquisas artísticas e pedagógicas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Arte e Educação - Caminhos para o Norte: pesquisas artísticas e pedagógicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Andressa Lopes Da; SILVA, Vanessa Sabóia Machado Da; OLIVEIRA, Isaque Vítor Tavares. A PRÁXIS DE PLANEJAR, APRECIAR E PERFORMAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA: UM ESTUDO DA IV JORNADA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFAC.. In: Anais do Seminário Arte e Educação - Caminhos para o Norte: pesquisas artísticas e pedagógicas. Anais...Rio Branco(AC) UFAC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7sae/972931-A-PRAXIS-DE-PLANEJAR-APRECIAR-E-PERFORMAR-E-A-FORMACAO-DO-PROFESSOR-DE-MUSICA--UM-ESTUDO-DA-IV-JORNADA-ACADEMICA. Acesso em: 16/11/2025

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