WHAT'S ON? BLENDED LEARNING AT FUNEC

Publicado em 13/04/2020 - ISBN: 978-65-990852-0-8

Título do Trabalho
WHAT'S ON? BLENDED LEARNING AT FUNEC
Autores
  • Bárbara Luisa Crispim Ribeiro
  • Soraya Andreotti Tasca Diniz
Modalidade
Resumo
Área temática
Categoria C - Ensino Médio e Técnico - Ciências Humanas
Data de Publicação
13/04/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7febrat/175543-whats-on-blended-learning-at-funec
ISBN
978-65-990852-0-8
Palavras-Chave
Língua inglesa, Tecnologias digitais, Metodologias, Aprendizagem,
Resumo
O projeto de pesquisa em questão estuda a metodologia utilizada na aprendizagem de Inglês dentro das escolas e, mais especificamente, dentro da Funec - Unidade Cruzeiro do Sul. “Blended Learning”, também chamado de “B-Learning”, é um processo de aprendizagem que combina as aulas tradicionais com atividades que utilizem o computador e outras tecnologias. O objetivo é implantar essas tecnologias (lançando mão de filmes, séries, músicas, jogos, etc) em atividades extraclasse para maior aprendizagem do aluno na Língua Inglesa. Neste trabalho, foi feita a análise da metodologia pela qual os alunos da Funec unidade Cruzeiro do Sul mais se encaixam no processo de aprendizagem, como se dá seu contato com a Língua Inglesa no dia a dia e o que eles preferem trabalhar nas aulas da linguagem. Dentro dessa pesquisa foi constatado que cerca de 57% dos alunos aprendem melhor Inglês com filmes, jogos, séries e músicas, 29% na escola e apenas 14% decoram a tradução. Além disso, os estudantes estão em maior contato com o Inglês dentro de plataformas digitais e de atividades de seu interesse. Cerca de 76% dos entrevistados informaram que escutam músicas em Inglês frequentemente ou o tempo todo, 40% assistem filmes em Inglês e 36% assistem séries em Inglês. Diante dessas informações, é concluído que é de suma importância incluir essas atividades dentro de sala de aula, para maior interesse do aluno na Língua e, consequentemente, uma melhor instrução e conhecimento do mesmo. Ruivo e Mesquita afirmam: “A revolução científica e tecnológica, designadamente a evolução das tecnologias da informação e da comunicação, imprimiu uma dinâmica de transformação, não só no domínio da ciência e da tecnologia, mas também no domínio da educação.” Spink e Medrado (2004) defendem que o conhecimento de outra língua nos permite “transitar por inúmeros contextos e vivenciar variadas situações”, expondo assim a importância do aprendizado de uma nova linguagem dentro do contexto do estudante, permitindo que ele adquira novas experiências e conhecimentos para a sua formação. Todas essas informações nos levaram a estudar novas formas e perspectivas de abordar o ensino da Língua, implementando a aula tradicional (por vezes não tão eficaz dentro do contexto vivenciado pelo aluno) com ferramentas tecnológicas disponíveis em nosso cotidiano. Algumas atividades estão sendo propostas ao longo do projeto, dentre elas, atividades 100% virtuais envolvendo assuntos do cotidiano do jovem, vídeo aulas, uso de plataformas virtuais de aprendizagem, fóruns de discussão, dentre outras. Espera-se que até a conclusão deste projeto, seja possível melhorar o desempenho dos alunos do 2º ano da Funec Cruzeiro do Sul na Língua Inglesa, além de despertar-lhes o interesse pelo estudo do Inglês, quebrando a visão da matéria como algo enfadonho e pragmático, e introduzindo uma visão mais realista do Inglês, como algo que pode ser adaptado ao interesse e dia-a-dia do estudante para um melhor aprendizado da língua. Após serem avaliados os resultados das atividades propostas, esperamos expandir esse processo de aprendizagem (B-Learning) para outras turmas e turnos da Funec Cruzeiro do Sul e também, para outras unidades da Funec, auxiliando ainda mais estudantes a aprenderem o Inglês na escola de maneira mais eficaz e dinâmica.
Título do Evento
7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 7ª FEBRAT
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais a 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 7ª FEBRAT
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Bárbara Luisa Crispim; DINIZ, Soraya Andreotti Tasca. WHAT'S ON? BLENDED LEARNING AT FUNEC.. In: Anais a 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 7ª FEBRAT. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro Pedagógico da UFMG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7febrat/175543-WHATS-ON-BLENDED-LEARNING-AT-FUNEC. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes