{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

ANAIS DO ENCONTRO DE MATEMÁTICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Apresentação

ANAIS DO VII EMAP

ENCONTRO DE MATEMÁTICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO

MatemáticaS: Tecnologias, Sustentabilidade e Inclusão 


O Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano - EMAP foi criado a partir do desejo dos professores do curso de Matemática - Licenciatura de oportunizar aos licenciandos um espaço para trocas sobre os estudos, as discussões e as produções sobre práticas de ensino e sobre processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Desde sua criação é organizado no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sob a responsabilidade do Curso de Matemática-Licenciatura.

Criado em 2014, manteve até 2019 a periodicidade anual, realizando seis encontros. Ao longo de suas edições vemos a ampliação do número de trabalhos, como podemos observar em cada edição desse evento: 27 publicações no I EMAP,  29 produções no II EMAP,  31 trabalhos no terceiro, no quarto foram 47 trabalhos, no V EMAP tivemos o número máximo de 76 trabalhos e no VI EMAP 53 artigos. Esses encontros permitiram a participação de estudantes de licenciaturas em Matemática e Pedagogia, professores da Educação Básica, professores de Ensino Superior, além de estudantes da Pós-graduação e pesquisadores que passaram a contribuir e participar desse espaço. Geralmente, nos meses de junho e julho para associar a discussão da matemática aos aspectos culturais presentes no São João de Caruaru. Entre 2020 a 2022 não houve edições devido a pandemia da COVID-19 e seu oferecimento foi retomado no ano de 2023.

A integração entre as áreas de Matemática e Educação Matemática e as discussões relativas ao ensino de Matemática nos diferentes níveis, à formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais até mesmo no Ensino Superior tem sido o foco das edições e corroboram para a importância do evento, que tem envolvido não apenas a região do agreste pernambucano, mas todo o estado de Pernambuco e alcançado alguns participantes de outros estados.

O VII Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano - EMAP cujo tema MatemáticaS: Tecnologias, Sustentabilidade e Inclusão  ocorreu entre os dias 04 e 07 de dezembro de 2023 na cidade de Caruaru, no CAA -UFPE. Com esse tema, o evento propôs reflexões sob tecnologias traçando um paralelo com a inovação em processos de ensino e aprendizagem de Matemática a partir da mesa temática das professoras Verônica Gitirana, Walquiria Castelo e do professor Tarcis Teles. Os professores Valdemir Fernando e Sandra Pereira propuseram a discussão sobre Sutentabilidade ambiental e o ensino de matemática refletindo sob a necessidade do envolvimento da Educação nos grandes problemas ambientais. As professoras Jaqueline Lixandrão, Simone Queiroz e Cristiane Rocha debateram sobre a Educação Matemática e a inclusão: tendências, diferenças e especificidades, apresentando diferentes olhares e fatores para a compreensão inclusão. Dessa forma, o VII EMAP afirma a importância dessas temáticas na Educação Matemática, principalmente no compromisso social assumido pela Matemática, na formação inicial de professores, bem como, na Educação  Básica.

Os Anais desse evento apresentam 107 trabalhos, que  envolveram 193 autores, e foram subdivididos em cinco modalidades de Comunicação Científica (CC), Relatos de Experiência (RE), Pôster (PO), Oficina (OF) e Resumo Expandido de Experiências Pibid e RP UFPE (REX). Ao todo se inscreveram no VII EMAP 298 pessoas.

Nesse evento foi inserida a mostra dos trabalhos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID)  e do Programa Residência Pedagógica (RP) no âmbito do curso de Matemática-Licenciatura a fim de valorizar e oportunizar as produções dos docentes em formação participantes nesses programas, viabilizando a troca entre esses trabalhos e a população do evento.

Nessa edição contamos com o apoio do Laboratório de Ensino de Matemática do Agreste Pernambucano (LEMAPE), do Campus do Agreste da UFPE, do Diretório Acadêmico de Matemática (DAM UFPE CAA),  da Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE), dos Salgadinhos TiTiTi, da Crist Confecções e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Convidamos os professores e professoras para leitura dos anais do VII EMAP e esperamos que esses anais sirva de registro histórico Educação Matemática, de pesquisa e de referência a novas experiências.

Bom estudo para todos e todas!

Cristiane de Arimatéa Rocha





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Responsável:

Cristiane de Arimatéa Rocha

cristiane.arocha@ufpe.br



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}