A UTILIZAÇÃO DA SALA DE ESPERA PELA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DO TABAGISMO.

Publicado em 28/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-237-2

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DA SALA DE ESPERA PELA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DO TABAGISMO.
Autores
  • Roberta Nobre Da Silva
  • Sabrina Tayane Bezerra Medeiros
  • Pâmela de Lima Penha
  • Nagla Maria Bezerra Marques
Modalidade
Trabalhos Científicos através da apresentação de Pôster/Banner
Área temática
c) Formação do residente para o SUS
Data de Publicação
28/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7ecrs/324342-a-utilizacao-da-sala-de-espera-pela-residencia-multiprofissional-como-ferramenta-de-educacao-em-saude-para-preven
ISBN
978-65-5941-237-2
Palavras-Chave
Prevenção tabagismo, equipe multiprofissional, sala de espera
Resumo
Introdução: O tabagismo configura-se como uma doença crônica que causa dependência devido à nicotina, substância presente em produtos oriundos do tabaco. A cada ano, sete milhões de mortes são causadas pelo tabagismo ao redor do mundo. No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência à nicotina. Em média 56,9 bilhões de reais são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade, e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas (BRASIL, 2014). As comorbidades associadas ao uso do tabaco em sua maioria são cânceres, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) (PORTES 2018). É importante visar que é preciso investir em educação em saúde para prevenção do tabagismo, na tentativa de diminuir esses números. Assim, a sala de espera consiste em um espaço acolhedor que pode englobar uma grande quantidade de pessoas e podem ser realizadas diversas atividades. Logo, a sala de espera pode ser considerada uma aliada para intervenções que possuem como foco a saúde coletiva, por intermédio da modalidade grupal. As ações de grupos interdisciplinares no contexto da saúde pública são estratégias que podem oportunizar a troca de saberes e experiências entre as áreas de atuação (BECKER; ROCHA, 2017). Desse modo, o objetivo do trabalho é relatar a utilização da sala de espera pela equipe de residência multiprofissional como ferramenta de educação em saúde para prevenção do tabagismo. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência em uma sala de espera realizada no mês setembro de 2019, em uma Unidade Básica de Saúde do município de Guaiuba, Ceará. A atividade foi desenvolvida aproveitando a agenda do dia, que era o programa de hipertensão e diabetes (HIPERDIA), sendo facilitada por meio de duas enfermeiras, uma fisioterapeuta e uma sanitarista, integrantes do programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS ESP/CE). Cerca 12 pessoas, contemplando as faixas etárias: adulto e idoso. Como metodologia utilizou-se a sala de espera, contando com ferramentas como, cartolinas, carteiras de cigarros e cartilhas sobre tabagismo para ilustrar, construir o diálogo e fixar as informações compartilhadas. Principais resultados: Inicialmente, os usuários mostraram-se resistentes a participar da atividade, expressando falas que demonstravam ansiedade em realizarem prontamente suas consultas. Com a introdução do assunto através de perguntas como: “O que é o tabagismo?” e “Por que as pessoas fumam”? Os participantes despertaram seu interesse em participar, e começaram a relatar suas vivências. Quando se questionou quem é ou já tinha sido fumante, apenas, duas pessoas disseram ter fumado, mas os restantes afirmaram conhecer ou conviver com fumantes. Durante o assunto malefícios todos os participantes contribuíram com ao menos uma condição que repercute negativamente na saúde em decorrência do fumo. Quanto aos benefícios de deixar o hábito de fumar, os usuários se mostraram interessados a saber os tipos de acompanhamentos e tratamentos ofertados pela atenção básica. Conclusão: Durante o desenvolvimento da ação educativa notou-se que a resistência inicial se desfez com a disseminação das informações, por intermédio da identificação da população com a relevância do conteúdo para a saúde, incluindo fumantes e não fumantes. Além disso, verificou-se a necessidade de empoderar os usuários sobre as medidas de prevenção e de tratamento, sejam elas farmacológicas ou não, a fim de garantir a integralidade da saúde. Referências: PORTES, L.H. et al. A Política de Controle do Tabaco no Brasil: um balanço de 30 anos. Ciênc. saúde colet., v.23, n.6, jun., 2018. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Tipos de câncer: pulmão [Internet]. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Câncer, 2014. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pulmao. Acesso em: 09 set. 2019. BECKER, A.P.S.; ROCHA, N.L. Ações de promoção de saúde em sala de espera: contribuições da Psicologia. Mental [online], Barbacena, v.11, n.21, p. 339-355, jul-dez., 2017.
Título do Evento
7º Encontro Cearense de Residências Em Saúde
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Roberta Nobre Da et al.. A UTILIZAÇÃO DA SALA DE ESPERA PELA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DO TABAGISMO... In: Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde. Anais...Fortaleza(CE) Campus do Pici- UFC, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7ecrs/324342-A-UTILIZACAO-DA-SALA-DE-ESPERA-PELA-RESIDENCIA-MULTIPROFISSIONAL-COMO-FERRAMENTA-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE-PARA-PREVEN. Acesso em: 17/05/2025

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