A REVISTA ADVENTISTA, A EDUCAÇÃO E OS PRINCÍPIOS DO ADVENTISMO APLICADOS AO ENSINO NO SÉCULO XX.

Publicado em 12/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-446-9

Título do Trabalho
A REVISTA ADVENTISTA, A EDUCAÇÃO E OS PRINCÍPIOS DO ADVENTISMO APLICADOS AO ENSINO NO SÉCULO XX.
Autores
  • Michela Walevein
  • Adriana Aparecida Pinto
Modalidade
Resumo
Área temática
Instituições, Culturas e Praticas Escolares
Data de Publicação
12/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/6eheco/524546-a-revista-adventista-a-educacao-e-os-principios-do-adventismo-aplicados-ao-ensino-no-seculo-xx
ISBN
978-85-5722-446-9
Palavras-Chave
imprensa periódica, Revista Adventista, cultura escrita
Resumo
O presente texto resulta de investimento de pesquisa, sob o formato de trabalho de conclusão de curso, originado na disciplina Ensino de História e Instituições Escolares, cursada no Programa de Pós-Graduação em História da UFGD. Ao retomar estudos, escolhendo o campo educacional como área de investimento em nível de pós-graduação fomos instadas a buscar aspectos das instituições escolares, como campo e fonte de pesquisa histórica. Desta feita, a Revista Adventista, publicação que remonta ao período de criação da Igreja Adventista no Brasil chamou a atenção, por ser uma publicação que se origina no início do século XX, inicialmente sob o nome de Revista Mensal: Órgão da Igreja Brazileira dos Adventistas do Sétimo Dia, tem seu acervo disponível em formato digital, e não conta, até onde foi possível identificar, com pesquisas sistematizadas a seu respeito no campo histórico-educacional (PAES, 2020). As primeiras comunidades adventistas datam do final do século XIX, entre os anos de 1880 a 1900, com a chegada de imigrantes alemães à Santa Catarina, à região de Brusque (Gaspar do Alto). Consta nesta cronologia em 1884, o contato com as ideias protestantes a partir de um conjunto de revistas chegadas àquela localidade; na década de 1890 foram identificados missionários sabatistas em várias localidades do país. O exame de impressos de natureza periódica constitui-se em um campo de estudos pertinentes à compreensão de aspectos não revelados por documentação de natureza diversa (PINTO, 2013, 2017, 2020), e aponta cenários e contextos das regiões em que circularam que possibilitam conhecer temas e problemas da educação, seja ela de ambientes sociais (família) ou institucionais (escolas) pertinentes ao seu tempo e lugar. A imprensa periódica, como fonte, permite ampliar significativamente as investigações sobre a história de temas diversos ao campo histórico-educacional, podendo ser ampliada e pensada, em outras investigações, a partir da cultura material escolar, da cultura escolar, da história da profissão docente, da história das disciplinas escolares, da história das instituições educativas.
Título do Evento
VI Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WALEVEIN, Michela; PINTO, Adriana Aparecida. A REVISTA ADVENTISTA, A EDUCAÇÃO E OS PRINCÍPIOS DO ADVENTISMO APLICADOS AO ENSINO NO SÉCULO XX... In: Anais do VI Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/6eheco/524546-A-REVISTA-ADVENTISTA-A-EDUCACAO-E-OS-PRINCIPIOS-DO-ADVENTISMO-APLICADOS-AO-ENSINO-NO-SECULO-XX. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

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