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Apresentação
Acompanhar os egressos é uma das ações prioritárias do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu do UNASP, e esse processo é fundamental para garantir a qualidade do ensino, apoiar os esforços de melhoria constante e compreender como o curso tem influenciado o crescimento pessoal e profissional dos ex-alunos.
O Programa de Acompanhamento de Egressos do Mestrado Profissional em Educação (MPE) ganha relevância, especialmente, na busca de desenvolvimento de estratégias para avaliar o valor agregado pelo curso aos seus estudantes. O incentivo a essa abordagem, permite à instituição construir uma base de dados robusta sobre seus egressos do MPE e proporciona insights valiosos para orientar a implementação de ações futuras destinadas ao crescimento contínuo do curso, em benefício tanto dos alunos atuais quanto dos futuros. Essa prática fortalece a qualidade educacional e impulsiona a inovação e aprimoramento constante, promovendo dessa forma uma educação mais eficaz e alinhada às necessidades do cenário de educação atual.
Além de ser um compromisso acadêmico, o Programa de Acompanhamento de Egressos tem tido uma grande importância para o desenvolvimento contínuo de profissionais e pesquisadores da educação, que se engajam aos eventos proporcionados pelo Programa. E, é nesse espírito, que se enquadra o 5º Encontro de Egressos (5ºEE) do Mestrado Profissional em Educação (MPE) do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
O 5ºEE foi realizado de forma online em 13 de setembro de 2023, com transmissão a partir do campus UNASP de Engenheiro Coelho. A organização do evento ficou a cargo do MPE do UNASP e contou com a participação do corpo docente de outros programas de instituições parceiras.
O Programa de Acompanhamento de Egressos tem promovido eventos científicos desde 2019 (1ºEE do MPE) com o objetivo de promover e divulgar a pesquisa científica de egressos, estudantes, professores e educadores. Além desse objetivo, o Programa pretende também promover reflexões e discussões sobre prática docente, formação de professores, integração das tecnologias na educação, inclusão e diversidade étnica, inovação curricular e práticas pedagógicas inovadoras, bem como, sobre o estudo e prática da gestão e dos processos educativos.
Desde 2020, os encontros de egressos têm sido realizados na plataforma do even3 e podem ser acessados pelos links:
https://www.even3.com.br/2eeunasp/
https://www.even3.com.br/3eeunasp/
https://www.even3.com.br/4eeunasp/
https://www.even3.com.br/5eeunasp/
Desde o 4º. EE do MPE, os participantes têm a oportunidade de submeterem resumos expandidos (de 4 até 6 páginas) para a avaliação de pelo menos dois professores doutores pelos participantes do evento no sistema double-blind peer review.
https://www.even3.com.br/anais/4eeunasp/
https://www.even3.com.br/anais/5eeunasp/
No 5ºEE do MPE houve:
98 (Noventa e oito) inscritos;
28 (vinte e oito) submissões de trabalhos.
Considerando o volume de submissões, foram necessárias 56 avaliações de resumos expandidos, muitos deles verdadeiros artigos curtos com resultados e discussões bem estruturados, sendo pertencentes às seguintes áreas:
0 trabalho sobre "Inclusão e Diversidade".
8 trabalhos sobre "Educação e Contemporaneidade".
7 trabalhos sobre "Gestão e Avaliação em Processos Educativos".
0 trabalhos sobre "Educação e Saúde".
5 trabalhos sobre "Educação, Criatividade, Inovação e Tecnologias".
0 trabalhos sobre "Temas relacionados à Educação, Ensino e Aprendizagem".
8 trabalhos sobre "Formação de Professores".
Continuando a tradição, no 5ºEE, as apresentações foram gravadas previamente e disponibilizadas no canal do Youtube do MPE, com um total de 27 de trabalhos em vídeos de até 10 minutos. Essas apresentações resultaram em muitos comentários, perguntas e respostas (até 6 dez. 2023):
Podemos citar, como exemplo, de interação com perguntas e respostas, o trabalho intitulado: "Projeto Político Pedagógico x Mudanças no Contexto Escolar" :
Pergunta
Olá Eduardo! Felicito pela estrutura da sua pesquisa. Está bem consistente e com certeza o guia será de importante contribuição para a rede de escola em estudo. Deixo apenas duas questões para reflexão. Quais os pontos você considera pertinentes de serem abordados no Guia de Orientação? O guia será destinado apenas para os professores ou será extensivo à comunidade educativa?
Resposta:
Olá prof. Dayse. Penso que o Guia deve ser prático e identificar as principais etapas para a criação do documento. Etapas, alicerçadas nas principais experiências de construção (documentadas em pesquisa). O Guia será destinado a toda a comunidade educativa, o restante é segredo kkkkkkk
Em outra apresentação do trabalho: “Contribuição à criatividade: adaptação cultural da escala ICI para o Brasil” resultou em algumas perguntas, como por exemplo:
Pergunta:
Parabéns, Luciana!
A partir dos estudos que está realizando, você acredita que a dependência tecnológica pode afetar os processos criativos?
Resposta:
Obrigada, professora! Na revisão integrativa li artigos sobre sua pergunta. Alguns pesquisadores acreditam que a tecnologia pode ajudar, pois é possível o indivíduo ampliar seus conhecimentos com o uso da internet, ter acesso a várias culturas, mas outros reforçam que a dependência tecnológica é uma barreira à criatividade. Não desenvolve o pensamento criativo, pode se limitar ao que já existe e não buscar inovação e também não estimula a imaginação. Isso porque o indivíduo pode se concentrar no uso da tecnologia em vez de focar no processo criativo.
Neste ano, tivemos como palestra de abertura o tema "OS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA", ministrada pela Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda (Vice-coordenador da CAPES para os Mestrados Profissionais em Educação). Além da palestra, houve a mesa redonda "CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: OS PRODUTOS EM DESTAQUE", coordenada pelos seguintes participantes: Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade, Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa, Profa. Ms. Luce Elena Diogo da Silva, docentes e egressos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
A publicação desse volume de Anais do 5ºEE é o coroamento desse evento. Muitos dos trabalhos disponibilizados se constituem nos primeiros dos seus autores e marcam o início de uma jornada de pesquisa e divulgação científica para os egressos do MPE do UNASP e de outros egressos de Instituições parceiras que também participaram.
Esperamos que esta publicação seja de grande valia para profissionais e pesquisadores na área de educação.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Francislê Neri de Souza
Profª Drª Silvia Cristina de Oliveira Quadros
Profª Drª Vanessa Meira
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Responsável
Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho
Mestrado Profissional em Educação
mestrado.educacao@unasp.edu.br
Tel.: (19) 3858-9477
Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho
Mestrado Profissional em Educação
mestrado.educacao@unasp.edu.br
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