CIRCO-NECTANDO SABERES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESPETÁCULO DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA, CULTURAL E FAMILIAR

Publicado em 10/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1283-6

Título do Trabalho
CIRCO-NECTANDO SABERES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESPETÁCULO DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA, CULTURAL E FAMILIAR
Autores
  • Camille Leles
  • Ágatha Monteiro Zanotto
Modalidade
Resumo
Área temática
Experiências pedagógicas com circo em âmbitos diversos
Data de Publicação
10/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-sic/899244-circo-nectando-saberes-na-extensao-universitaria--um-espetaculo-de-integracao-pedagogica-cultural-e-familiar
ISBN
978-65-272-1283-6
Palavras-Chave
Palavras-chaves: arte circense; circo; extensão universitária; estratégia de ensino.
Resumo
A multiplicidade de saberes oferecidos pelo Projeto de Extensão de Circo para Crianças (PROCIRCO) da Universidade Federal de Uberlândia (Minas Gerais/ Brasil), desenvolvido desde 2018, reforça a intenção de promover a interdisciplinaridade dos cursos de Educação Física e Teatro. De igual modo, intenciona contribuir para o fortalecimento de uma visão humanística, reflexiva e crítica do futuro profissional acerca das questões que envolvem o Circo como fenômeno e patrimônio cultural imaterial da humanidade. O presente relato de experiência, elaborado a partir das vivências das bolsistas do projeto durante o ano de 2023, tem como objetivo analisar as estratégias metodológicas desenvolvidas no PROCIRCO, além das percepções advindas da experiência pedagógica. Com o intuito de levar a arte circense para a comunidade, o projeto de extensão é destinado a crianças de seis a doze anos que, ao se inscreverem gratuitamente, passam a frequentar as aulas ofertadas duas vezes na semana com duração de uma hora cada. Além disso, parte-se do pressuposto de que o envolvimento das famílias com o projeto, potencializa a participação e desenvolvimento das crianças, o que levou as bolsistas juntamente à coordenação a elaborarem estratégias para promoverem a interação circo / família, em consonância aos estudos publicados nos últimos anos (ONTAÑÓN et al., 2016; SANTOS RODRIGUES et al. 2020; ZAIM-DE-MELO, 2020). A experiência no projeto proporcionou o desenvolvimento das bolsistas, permitindo que criassem com autonomia o planejamento de ensino, mas principalmente oportunizou que desenvolvessem um olhar crítico na busca por compreender os desafios do processo pedagógico. Ademais, conhecer quem eram as crianças, seus saberes prévios sobre o circo, curiosidades e expectativas, se mostrou primordial para fundamentar a estratégia pedagógica, de modo que as atividades tivessem sentido e significado para os participantes. A partir da compreensão de que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 2021, p.23), a experiência das bolsistas esteve diretamente relacionada à experiência das crianças participantes. Assim, uma das estratégias adotadas mais marcantes foi a “caixinha do PROCIRCO”, elemento utilizado para, além das aulas, levar o circo para o cotidiano familiar das crianças que, ao levarem para casa a caixinha com materiais circenses (bolinhas de malabares, livro da história do circo, gravata borboleta, jogo da memória dos profissionais circenses, etc.), foi oportunizado as famílias acompanharem o aprendizado das crianças e vivenciarem o circo fora do espaço das aulas. Por certo, o diário de registro, um dos elementos enviados na caixinha, revelou a importância dessa estratégia para o aprendizado e o desenvolvimento socioafetivo das crianças; na medida em que ao passar por eles, cada criança individualmente, fazia um registro de como estava sendo a experiência com a arte circense. Ao final, percebeu-se que cada aluno, com a sua individualidade, conseguiu transmitir por meio de desenhos, fotos, palavras e até colagens os sentimentos e ideias ao fazer parte desse projeto. Conclui-se que essa experiência pedagógica proporcionou um diálogo de saberes calcados na pedagogia das atividades circenses, além de reafirmar as potencialidades pedagógicas do circo como uma ferramenta educacional, de desenvolvimento global e de transformação social.
Título do Evento
5. Seminário Internacional de Circo
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Circo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LELES, Camille; ZANOTTO, Ágatha Monteiro. CIRCO-NECTANDO SABERES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESPETÁCULO DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA, CULTURAL E FAMILIAR.. In: Anais do Seminário Internacional de Circo. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-SIC/899244-CIRCO-NECTANDO-SABERES-NA-EXTENSAO-UNIVERSITARIA--UM-ESPETACULO-DE-INTEGRACAO-PEDAGOGICA-CULTURAL-E-FAMILIAR. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes