MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: CONSTRUÇÕES VERNACULARES EM MADEIRA EM BARÃO DE COTEGIPE (RS).

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: CONSTRUÇÕES VERNACULARES EM MADEIRA EM BARÃO DE COTEGIPE (RS).
Autores
  • Natalia Biscaglia Pereira
  • Daniele Caroline Oldra
  • Daniélli Gazzola Pereira Putzel
  • Eduarda Inês Marostica
  • João Francisco Zunkowski Cantelle
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 1 - Monumentos e Sítios - Subtemas: Fortificações e patrimônio militar, patrimônio religioso, patrimônio cultural subaquático, patrimônio do século 20, patrimônio industrial, arquitetura vernacular, patrimônio polar, arte rupestre.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/569084-memoria-e-patrimonio--construcoes-vernaculares-em-madeira-em-barao-de-cotegipe-(rs)
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Arquitetura, Patrimônio, Madeira, Construção vernacular, Barão de Cotegipe.
Resumo
As edificações vernaculares possuem grande importância no processo do entendimento histórico e de formação de uma sociedade, integram a paisagem urbana e o imaginário da população de uma cidade, incluindo aspectos materiais e imateriais relacionados. A cidade de Barão de Cotegipe, localizada ao norte gaúcho, teve sua povoação oficial em 1911, com a chegada de diversos colonizadores vindos de diferentes países europeus e das velhas colônias do Rio Grande do Sul. Entre estes, imigrantes alemães, italianos e poloneses, refletindo em uma ampla diversidade cultural. Estes povos trouxeram técnicas construtivas que aliavam os conhecimentos existentes com adaptações ao novo lugar de trabalho e vivência. Diversas edificações foram construídas desde a época de povoado, principalmente até a década de 1930, entre as quais, a Capela Católica, o Colégio Cristo Rei e o hospital São Vicente de Paulo, sendo essas e outras edificações construídas em madeira, que era abundante na região. Desse modo, em Barão do Cotegipe tem-se o patrimônio histórico regional refletido principalmente na arquitetura vernacular, na qual a madeira foi o material de construção predominante dos diversos povos colonizadores. Atualmente, a cidade possui cerca de 6.600 habitantes, localizados tanto no centro urbano quanto no meio rural. Em todo o território, muitas das edificações em madeira, construídas no período de colonização já foram demolidas, sendo substituídas por novas, em alvenaria. Assim, com base em um panorama de construções tradicionais em madeira erguidas na região central de Barão de Cotegipe, Rio Grande do Sul, construídas até a década de 1930, o objetivo deste estudo é compreender e auxiliar na valorização deste patrimônio, buscando entender suas permanências e transformações no contexto urbano. Como metodologia, foram realizadas as pesquisas bibliográfica e documental, as quais foram complementadas por análises de construções relevantes na história municipal. A partir da visita à campo, foi possível analisar a relação destas construções com a paisagem e a memória urbana, compreendendo o efeito e a influência da colonização do município acerca das técnicas de utilização da madeira, e consequentemente, o seu valor histórico, colaborando para identificar o patrimônio vernacular regional. Entende-se que apesar das demolições e memoricídios, essas construções possuem grande valor na construção histórica e social na cidade de Barão de Cotegipe, sendo parte integrante da identidade dos habitantes e da sua noção de paisagem urbana. Por isso, é importante promover a preservação, a valorização e a documentação dessas obras para que sejam rememoradas e protegidas, tendo em vista o seu compartilhamento para as futuras gerações.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Natalia Biscaglia et al.. MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: CONSTRUÇÕES VERNACULARES EM MADEIRA EM BARÃO DE COTEGIPE (RS)... In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/569084-MEMORIA-E-PATRIMONIO--CONSTRUCOES-VERNACULARES-EM-MADEIRA-EM-BARAO-DE-COTEGIPE-(RS). Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes