GÊNERO E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE GÊNERO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Publicado em 26/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1261-4

Título do Trabalho
GÊNERO E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE GÊNERO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Autores
  • Thayane Phamella da Silva
Modalidade
Resumo (leia atentamente as regras de submissão)
Área temática
Eixo 7 – Gêneros, sexualidades e formação docente
Data de Publicação
26/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3sigse/820284-ge%5enero-e-curri%3fculo--uma-ana%3flise-do-discurso-de-ge%5enero-no-curri%3fculo-do-curso-de-pedagogia-da-universidade-fed
ISBN
978-65-272-1261-4
Palavras-Chave
Gênero, Currículo, Análise do discurso, Pedagogia, Formação Docente.
Resumo
Neste trabalho, discuto os discursos de gênero no currículo de formação de professores do curso de pedagogia de uma universidade federal. A partir dos aportes teóricos do campo de estudos de gênero e discurso, como Foucault, Butler, Scott, De Lauretis, Paraíso e Silva, analiso um arquivo composto pelas disciplinas ofertadas, pelos trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses defendidas no centro de educação, bem como pelos projetos de extensão. O recorte temporal do arquivo localiza-se entre os anos de 2015 e 2022. A partir de questionamentos levantados durante a minha própria vivência na graduação, e com apoio na base teórica elencada, teci uma grade de análise dedicada a enfrentar os modos como o currículo de pedagogia constroi regimes de visibilidade e dizibilidade para a questão do gênero. A análise evidenciou que os estudos de gênero ocorrem com maior visibilidade no campo da pesquisa, sobretudo a partir do trabalho das professoras, sendo, em contrapartida, constituído reiteradamente por diagramas de silenciamento no campo do ensino e da extensão. O estudo ensejou um debate a respeito das dinâmicas políticas produzidas nos currículos de formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental, com relevo para os procedimentos de dispersão de enunciados contra-hegemônicos, de subversão das normas de gênero que, em sua raridade, indiciam também a urgência dos saberes de gênero na formação de pedagogas e pedagogos.
Título do Evento
3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis
Cidade do Evento
Nova Iguaçu
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Thayane Phamella da. GÊNERO E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE GÊNERO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.. In: Anais do 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis. Anais...Nova Iguaçu(RJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3sigse/820284-GE%5eNERO-E-CURRI%3fCULO--UMA-ANA%3fLISE-DO-DISCURSO-DE-GE%5eNERO-NO-CURRI%3fCULO-DO-CURSO-DE-PEDAGOGIA-DA-UNIVERSIDADE-FED. Acesso em: 14/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes