NARRATIVAS DE PROFESSORAS/ES DO CURSO NORMAL SOBRE O COMBATE ÁS LGBTIFOBIAS: UM ESTUDO À LUZ DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS.

Publicado em 26/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1261-4

Título do Trabalho
NARRATIVAS DE PROFESSORAS/ES DO CURSO NORMAL SOBRE O COMBATE ÁS LGBTIFOBIAS: UM ESTUDO À LUZ DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS.
Autores
  • Douglas Luiz de Oliveira Moura
  • Aureliano Lopes
Modalidade
Resumo (leia atentamente as regras de submissão)
Área temática
Eixo 7 – Gêneros, sexualidades e formação docente
Data de Publicação
26/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3sigse/820071-narrativas-de-professorases-do-curso-normal-sobre-o-combate-as-lgbtifobias--um-estudo-a-luz-da-educacao-em-direi
ISBN
978-65-272-1261-4
Palavras-Chave
Narrativas de professoras/es, combate às LGBTIfobias, educação em Direitos Humanos
Resumo
Introdução: Á luz da Educação em Direitos Humanos, analisamos as narrativas de professoras/es do ensino médio, na modalidade normal, sobre suas práticas pedagógicas no combate às LGBTfobias. Objetivo: Compreender a presença ou ausências de práticas pedagógicas no combate às LGBTIfobias. Metodologia: Em uma escola estadual na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, foram realizadas cinco entrevistas narrativas com professoras/es cisgêneras/os que atuam no curso normal. Discussão: Neste resumo destacam-se: presença ou ausência na formação inicial, ou continuada sobre estudos de gênero, sexualidade e diversidade sexual e de gênero; o combate às LGBTIfobias no contexto escolar, as tensões geradas na relação entre a escola e a família; gestão da diversidade na escola, elencando as violências e discriminações sofridas por discentes LGBTI. Resultados: As/Os professoras/es buscam estratégias para lidar com os conflitos que surgem no chão da escola, porém, a inclusão dessas temáticas nas práticas pedagógicas são deficitárias. Essa deficiência é notável na formação inicial dos cursos de licenciatura.
Título do Evento
3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis
Cidade do Evento
Nova Iguaçu
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOURA, Douglas Luiz de Oliveira; LOPES, Aureliano. NARRATIVAS DE PROFESSORAS/ES DO CURSO NORMAL SOBRE O COMBATE ÁS LGBTIFOBIAS: UM ESTUDO À LUZ DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS... In: Anais do 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis. Anais...Nova Iguaçu(RJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3sigse/820071-NARRATIVAS-DE-PROFESSORASES-DO-CURSO-NORMAL-SOBRE-O-COMBATE-AS-LGBTIFOBIAS--UM-ESTUDO-A-LUZ-DA-EDUCACAO-EM-DIREI. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes