Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O ano de 2022, foi o 3º ano de realização do nosso Congresso Internacional de
Educação, um Congresso que foi pensado e idealizado no ano de 2020, em um
contexto de pandemia e que acabou por se consolidar, reunindo a cada ano
palestrantes de renome de várias partes do mundo e participantes interessados e discutir e refletir sobre temas importantes sob a
ótica proposta pelos nossos conferencistas. No
ano de 2020, o curso de Pedagogia Campus de Aquidauana da Universidade Federal
de Mato Grosso do Sul, criou o 1º Congresso online Internacional de Educação da
UFMS/CPAQ- “A necessidade de se
reinventar em meio a cenários desafiadores- A formação docente em discussão”,
com o objetivo de manter tanto aos docentes e principalmente os discentes do
Curso de Pedagogia e de toda a instituição conectados com as tendências e
realidades da formação de professores no mundo.
E foi através da realização deste evento que o Curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana teve no meio do contexto da pandemia da Covid-19 a oportunidade de abrir suas portas para o mundo através destas tecnologias. Tivemos na primeira edição, durante uma semana, palestrantes da cidade do Porto e da Guarda, Portugal e de várias regiões do nosso Brasil. Em sua primeira edição, o Congresso Internacional de Educação apresentou 9 palestras, 2 apresentações culturais e 40 comunicações orais, produziu um e-book com os anais do evento, reafirmando o compromisso com a formação de professores! Durante uma semana, unimos Brasil e Europa, sem sair de nossas casas, discutindo juntos a formação de professores!!!
Em 2021, como entendemos a Universidade, como o pilar de uma sociedade que almeja bases sólidas na educação, organizamos o: 2º CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UFMS/CPAQ: “Encontro de saberes e decolonização: Para uma refundação dos olhares sobre a infância, o currículo e a formação docente” As Universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, portanto o 2º CIED CPAQ teve como objetivo principal, promover no âmbito sócio acadêmico, a necessária discussão acerca de novas perspectivas de entendimento do mundo natural e social através da incorporação de cosmovisões e novos saberes sobre a infância, o currículo e a formação de professores.
E
ainda contribuir para a socialização, o reconhecimento e o aprofundamento de
autores que discutem a temática em várias regiões do mundo, evitando assim um
olhar monocultural sobre a formação de professores. Realizando uma intersecção efetiva entre os
dois pilares fundamentais de um convívio social isonômico, no geral a
inter-relação harmônica entre os diferentes representantes culturais, a
interculturalidade crítica e, no espaço acadêmico, o convívio colaborativo
entre as diferentes representações da ciência, promovendo assim a
interdisciplinaridade num esforço de construção de um diálogo horizontal.
Aproximamos pessoas e suas pesquisas de vários lugares do mundo e de regiões do
nosso Brasil, reunimos pesquisadores de Portugal, Espanha, Argentina, Chile e
Brasil! Foram 446 inscritos e 49 submissões de trabalho !! E um belíssimo e-book com os anais do 2º Congresso.
E
para 2022, o 3º CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL DE
EDUCAÇÃO DA UFMS/CPAQ: “Discurso, poder, identidade e diferença: os
atravessamentos da Educação nos dias atuais”, nos desafiou novamente, uma vez que sentimos a
necessidade de discutir como as identidades são produzidas e construídas
através dos discursos e das relações de poder, a academia pode e deve fazer
essa discussão. Discutir os conceitos de alteridade e diferença, faz-se
necessário para tal que se promova um descentramento de velhos conceitos.
Deixo uma reflexão, através das palavras de Henry Giroux (1998), é preciso desafiar o papel tradicional da educação, dos professores e professoras, precisamos assumir, todos, o papel de um intelectual comprometido (a). A pedagogia não deve e não pode estar reduzida ao domínio de habilidades ou técnicas, mas sim representa um modo de produção cultural implicado na forma como o poder e o significado são utilizados na organização e na construção de conhecimento (GIROUX, 1998). A isso nos propomos com a organização do 3 º Congresso Internacional de Educação, através das palestras, apresentações culturais e comunicações científicas que aconteceram no período de 07 a 11 de novembro de 2022. O resultado está aqui expresso nos 44 artigos que foram aprovados e apresentados no Congresso.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Prof.ª Dr.ª Janete Rosa da Fonseca
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}