{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O ano de 2022, foi o  3º ano de realização do nosso Congresso Internacional de Educação, um Congresso que foi pensado e idealizado no ano de 2020, em um contexto de pandemia e que acabou por se consolidar, reunindo a cada ano palestrantes de renome de várias partes do mundo e participantes interessados e discutir e refletir sobre temas importantes sob a ótica proposta pelos nossos conferencistas. No ano de 2020, o curso de Pedagogia Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, criou o 1º Congresso online Internacional de Educação da UFMS/CPAQ-  “A necessidade de se reinventar em meio a cenários desafiadores- A formação docente em discussão”, com o objetivo de manter tanto aos docentes e principalmente os discentes do Curso de Pedagogia e de toda a instituição conectados com as tendências e realidades da formação de professores no mundo.

E foi através da realização deste evento que o Curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana teve no meio do contexto da pandemia da Covid-19 a oportunidade de abrir suas portas para o mundo através destas tecnologias. Tivemos na primeira edição, durante uma semana, palestrantes da cidade do Porto e da Guarda, Portugal e de várias regiões do nosso Brasil. Em sua primeira edição, o Congresso Internacional de Educação apresentou 9 palestras, 2 apresentações culturais e 40 comunicações orais, produziu um e-book com os anais do evento, reafirmando o compromisso com a formação de professores! Durante uma semana, unimos Brasil e Europa, sem sair de nossas casas, discutindo juntos a formação de professores!!!

Em 2021, como entendemos a Universidade, como o pilar de uma sociedade que almeja bases sólidas na educação, organizamos o: 2º CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UFMS/CPAQ: “Encontro de saberes e decolonização: Para uma refundação dos olhares sobre a infância, o currículo e a formação docente” As Universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, portanto o 2º CIED CPAQ teve  como  objetivo principal,  promover no âmbito sócio acadêmico, a necessária discussão acerca de novas perspectivas de entendimento do mundo natural e social através da incorporação de cosmovisões e novos saberes sobre a infância, o currículo e a formação de professores. 

E ainda contribuir para a socialização, o reconhecimento e o aprofundamento de autores que discutem a temática em várias regiões do mundo, evitando assim um olhar monocultural sobre a formação de professores.  Realizando uma intersecção efetiva entre os dois pilares fundamentais de um convívio social isonômico, no geral a inter-relação harmônica entre os diferentes representantes culturais, a interculturalidade crítica e, no espaço acadêmico, o convívio colaborativo entre as diferentes representações da ciência, promovendo assim a interdisciplinaridade num esforço de construção de um diálogo horizontal. Aproximamos pessoas e suas pesquisas de vários lugares do mundo e de regiões do nosso Brasil, reunimos pesquisadores de Portugal, Espanha, Argentina, Chile e Brasil! Foram 446 inscritos e 49 submissões de trabalho !! E um belíssimo  e-book com os anais do 2º Congresso. 

E para 2022, o 3º CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UFMS/CPAQ: “Discurso, poder, identidade e diferença: os atravessamentos da Educação nos dias atuais”,  nos desafiou novamente, uma vez que sentimos a necessidade de discutir como as identidades são produzidas e construídas através dos discursos e das relações de poder, a academia pode e deve fazer essa discussão. Discutir os conceitos de alteridade e diferença, faz-se necessário para tal que se promova um descentramento de velhos conceitos.

Deixo uma reflexão, através das palavras de Henry Giroux (1998), é preciso desafiar o papel tradicional da educação, dos professores e professoras, precisamos assumir, todos, o papel de um intelectual comprometido (a). A pedagogia não deve e não pode estar reduzida ao domínio de habilidades ou técnicas, mas sim representa um modo de produção cultural implicado na forma como o poder e o significado são utilizados na organização e na construção de conhecimento (GIROUX, 1998). A isso nos propomos com a organização do 3 º Congresso Internacional de Educação, através das palestras, apresentações culturais e comunicações científicas  que aconteceram no período de 07 a 11 de novembro de 2022. O resultado está aqui expresso nos 44 artigos que foram aprovados e apresentados no Congresso. 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

                                            Prof.ª Dr.ª Janete Rosa da Fonseca

  Docente do Programa de Pós- Graduação em Estudos Culturais            PPGCult- CPAQ/UFMS
 Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais - GPED/UFMS

{{'Não existem edições anteriores' | translate}}