{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








Aguardando geração dos anais

- Nenhum trabalho disponível -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

(RE)EXISTÊNCIAS 

30º Encontro Nacional da ANPAP - 2021

 

ANPAP (Gestão 2021-2022)

João Pessoa, Paraíba, Brasil, 07 de outubro de 2021.

 

Em 2021, o 30º Encontro Nacional da ANPAP (Re)Existências - on-line, nos convidou a refletir sobre a atual situação de risco imposta à vida humana sobre o planeta pela Pandemia do Covid-19. Há mais de um ano estamos sofrendo cotidianamente as consequências nefastas das ações do vírus e suas variantes, sobre uma significativa parcela da população mundial, que já atingiu a marca de milhões de mortos. No Brasil, até o início de outubro de 2021, perdemos 599 mil vidas, somos um dos países no mundo com maior número de mortes. Entre todos os outros problemas gerados por esta situação e pelas complexidades políticas vividas, houve um impacto evidente em todos os setores produtivos, nos quais a área de Arte foi uma das mais atingidas.

O tema (Re)Existências tem relação direta com a situação descrita.  As/os pesquisadoras/es da área de Artes Visuais seguem profundamente impactadas/os pela atual conjuntura cultural, nossa área vem se reinventando, diante do isolamento social, da crise econômica, do desemprego, do fechamento de galerias de arte, de museus etc. A internet demonstrou ser uma das alternativas para que o sistema da arte continuasse a funcionar e as/os artistas curadoras/es e pesquisadoras/es pudessem fazer circular sua produção. Lives, podcasts, reuniões virtuais, leilões virtuais, galerias online, webdebates, webnários, webconferências, museus digitais online, etc., fizeram a área se reinventar.

Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Projeto Latitude, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT - com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil; conduzida e desenvolvida pela Além Consultoria em Cultura, revelou que o impacto da pandemia foi mais grave no segmento de mercado de arte das empresas que movimentam um maior volume de recursos, enquanto as empresas menores tiveram melhor desempenho. 83% dos agentes do mercado de arte aderiram às feiras online. O mercado parece ter encontrado outros caminhos, mas como ficou a pesquisa em/sobre/com artes visuais no Brasil?

Os programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil já vêm sentindo ao longo dos últimos anos o peso do corte nos orçamentos, a redução dos editais de fomento, a diminuição de bolsas de estudos, o direcionamento dos poucos recursos restantes apenas para as áreas técnicas e de saúde. Inúmeras pesquisas práticas que exigiam a presença contínua das/os pesquisadoras/es nos laboratórios e ateliês das universidades, ou aquelas que necessitam de contato com os acervos (documentais, bibliográficos ou de arte) foram interrompidas ou migraram para atividades online, o escopo dessas investigações foi totalmente alterado. Diante desse cenário, qual o estado da pesquisa em/com/sobre artes visuais no país?

Foi em plena pandemia, sob as inúmeras ameaças para o campo de atuação das/os anpapianas/os que definimos João Pessoa, Paraíba, como sede do 30º Encontro Nacional da ANPAP. João Pessoa é uma das mais antigas cidades brasileiras, completando 436 anos de fundação em 2021. A cidade conhecida pelas belas praias, seu rico centro histórico e pelo acolhimento das pessoas, recebeu as/os anpapianas/os virtualmente, a exemplo do Encontro Nacional de 2020, que também foi online. Pensamos na responsabilidade social com a saúde coletiva e mental das/os associadas/os e na necessidade do distanciamento físico. Porém, possibilitamos novos encontros virtuais, trocas de saberes, divulgação dos resultados de pesquisas, garantindo a continuidade da contribuição da ANPAP para a área de conhecimento científico e artístico no Brasil.

Foi diante dos desafios e dos impedimentos que propomos as (Re)Existências da pesquisa em/sobre/com Artes Visuais, convidando as/os anpapianas/os dos cinco Comitês: Curadoria (CC); Educação em Artes Visuais (CEAV); História, Teoria e Crítica da Arte (CHTCA); Poéticas Artísticas (CPA); Patrimônio, Conservação e Restauro (CPCR), para compartilharem saberes, por meio de reencontros, reintegrações, reflexões, religações, redescobertas, resistências e resiliências, que nos fizeram reinventar nossas existências para melhores relações entre a humanidade e o planeta. Que a pesquisa em/sobre/com Artes Visuais possa continuar contribuindo para questionamentos e reflexões sobre as imagens, diante do atual cenário cultural internacional!

Reiteramos o compromisso da atual gestão da ANPAP (2021-2022) com a construção de um pensamento diverso sobre arte brasileira, valorizando a produção de conhecimentos em/sobre/com Artes Visuais diante da vulnerabilidade social, da luta pela valorização das produções artísticas e das pesquisas desenvolvidas pelos sistemas da arte e para além deles.

Da Paraíba, saudamos as/os anpapianas/os! Que o sol que nos aquece no ponto extremo oriental das Américas, possa iluminar nossos caminhos! Ao ritmo das águas do Rio Sanhauá, possamos navegar nessa rede, buscando construir uma ANPAP melhor, diversa, focada no respeito, na qualidade, na representação nacional. Que todos os estados da federação estejam conosco, que todas as/os pesquisadoras/es das Artes Visuais e áreas afins sintam-se acolhidas/os e valorizadas/os! Cientes que o 30º Encontro Nacional da ANPAP foi um processo coletivo de (Re)Existências!  Vamos continuar aprendendo juntas/os. 




Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Site: http://www.anpap.org.br/

Informações sobre o encontro: https://www.even3.com.br/30enanpap2021/

Emails:

anpap.secretaria20212022@gmail.com

anpap.financeiro20212022@gmail.com

anpap.diretoria20212022@gmail.com

Catálogo da Expo (Re)Existências: https://issuu.com/robsonxavier3/docs/cat_logo

Youtube - ESTÚDIO ANPAP 2021 - (RE)EXISTÊNCIAS - https://www.youtube.com/channel/UCOWyTcEvswkUa0L_vsKYDgA/featured 


Não existem edições anteriores