UTILIZAÇÃO DE JOGO DIGITAL NO ESTUDO SOBRE FUNÇÕES REAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Publicado em 21/06/2022 - ISBN: 978-65-5941-697-4

Título do Trabalho
UTILIZAÇÃO DE JOGO DIGITAL NO ESTUDO SOBRE FUNÇÕES REAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Autores
  • Davidson Santos de Oliveira
  • Celso Eduardo Brito
Modalidade
Resumo - SICTI
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
21/06/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cppgi_ifba/416271-utilizacao-de-jogo-digital-no-estudo-sobre-funcoes-reais--contribuicoes-para-o-processo-de-ensino-e-de-aprendizag
ISBN
978-65-5941-697-4
Palavras-Chave
Palavras-chave: Funções Reais; Jogo Digital; Abordagem Instrumental.
Resumo
Esse projeto teve como foco principal as investigações acerca da construção de um jogo digital, para ser aplicado no estudo de Funções Reais, especificamente funções do 1º e 2º grau, bem como sua utilização com vistas a possíveis contribuições na aprendizagem desse objeto do saber, na educação básica e superior, no IFBA campus Eunápolis. Para essa proposta, nos alicerçamos na Teoria da Abordagem Instrumental, esperando construir um artefato que se torne instrumento para os docentes e discentes. Nossas investigações se pautam em conhecer as possibilidades da plataforma para desenvolvimento desse jogo, bem como sobre a inserção de exercícios e situações problemas, ligados ao estudo de funções. Os conhecimentos necessários relativos ao design de games, como criação de cutscenes e a linguagem de programação utilizada (C#), adequada para efetivação das mecânicas do jogo, e as informações advindas do público alvo, antes da implementação da tecnologia, foram pesquisados e trabalhados durante a produção do jogo. O desenvolvimento dessa nova ferramenta pautou-se então num processo de investigação continua pelo bolsista, com buscas e questionamentos que levaram a criação do jogo, intitulado “Em Função de Mim” que contempla duas fases, single player (para um jogador apenas), para ser jogado via sistemas operacionais mobiles, particularmente em Android, podendo também ser executado por meio de software complementar (emulador), que possibilita o acesso pelo computador, abarcando conhecimentos prévios e ligados diretamente ao estudo de Funções Reais. Com isso, buscamos inferir sobre possíveis contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática na instituição, mesmo que ainda não tenhamos aplicado o jogo digital, nas turmas propostas, por questões inerentes a nova dinâmica escolar, imposta pelo panorama pandêmico, o fazendo brevemente, com posterior divulgação cientifica desses resultados.
Título do Evento
II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Título dos Anais do Evento
Anais do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

OLIVEIRA, Davidson Santos de; BRITO, Celso Eduardo. UTILIZAÇÃO DE JOGO DIGITAL NO ESTUDO SOBRE FUNÇÕES REAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.. In: Anais do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA. Anais...Salvador(BA) IFBA, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2CPPGI_IFBA/416271-UTILIZACAO-DE-JOGO-DIGITAL-NO-ESTUDO-SOBRE-FUNCOES-REAIS--CONTRIBUICOES-PARA-O-PROCESSO-DE-ENSINO-E-DE-APRENDIZAG. Acesso em: 20/07/2024

Trabalho

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