O LABORATÓRIO DIDÁTICO E A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA

Publicado em 21/06/2022 - ISBN: 978-65-5941-697-4

DOI
10.29327/165586.2-3  
Título do Trabalho
O LABORATÓRIO DIDÁTICO E A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA
Autores
  • Maria Clara Sampaio
  • Danilo Almeida Souza
Modalidade
Resumo - SICTI
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
21/06/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cppgi_ifba/412036-o-laboratorio-didatico-e-a-experimentacao-como-recurso-metodologico-no-ensino-de-fisica
ISBN
978-65-5941-697-4
Palavras-Chave
Ensino de Física , Objetivos do Laboratório, Experimentação
Resumo
No artigo “Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático", José de Pinho Alves apresenta a ideia de tradução do conhecimento científico para didático; aplicando-a ao laboratório: se a experimentação é fundamental para fazer Física, então também é importante para aprender. É quase dogmática a aceitação desta ideia entre os professores, o que não significa que todos explorem as atividades práticas em suas aulas, ao que o autor diagnostica como erro na transposição. Dito isso, nos propomos a investigar o uso ou não-uso do Laboratório Didático de Física na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio, nos campi do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Entendendo que não basta verificar sua utilização sem compreender outros fatores que a impactam, esta pesquisa se preocupa com o estudo da prática, objetivo e abordagem do Laboratório Didático para o ensino de Física. Para isso, convidamos professores de Física de todos os campi do IFBA, a responder um questionário, o qual tivemos retorno de 20. A estrutura do questionário contemplou três seções: a) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), onde consta as condições éticas da pesquisa; b) Perfil do Respondente, onde buscamos informações acerca da formação e experiências do participante; c) Sobre o uso do laboratório, quando discutimos propriamente o objeto da pesquisa. Aproveitamos para mapear as condições estruturais e pedagógicas dos laboratórios da instituição relatadas por quem faz uso destes, também observando como essa característica impacta o tema da pesquisa. A partir da leitura dos questionários, constatamos que todos os campi possuem laboratório de ciências ou Física, o que é encorajador. Entretanto, 25% dos professores declaram não utilizá-lo nenhuma vez por unidade, e 20%, três vezes ou mais, nos levando a crer que a prática existe, só não é difundida. Quanto aos objetivos intencionados pelos docentes ao utilizá-lo, a grande maioria afirma ser para facilitar o entendimento, e uma pequena parte para verificar leis e teorias, ou seja, o usam como suporte ou para materializar aulas teóricas. O laboratório, quando praticado desta maneira, torna-se acessório das aulas expositivas, sem agregar algo substancial, sendo tomado por dispensável ou penoso. Podemos encontrar na abordagem outra sombra do tradicionalismo: 55% dos professores se identificam mais com uma realidade do uso de práticas onde os dados, problemas e procedimentos são realizados por eles e apenas a análise é protagonizada pelo/a estudante, o que pode limitar o potencial de aprendizado no laboratório. Considerando o exposto, faz-se necessária a busca por formas alternativas do uso do Laboratório Didático de Física no IFBA, tornando-o mais significativo e alinhado aos objetivos que tal disciplina propõe para o ensino médio, especialmente a EPT.
Título do Evento
II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Título dos Anais do Evento
Anais do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SAMPAIO, Maria Clara; SOUZA, Danilo Almeida. O LABORATÓRIO DIDÁTICO E A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA.. In: Anais do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA. Anais...Salvador(BA) IFBA, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2CPPGI_IFBA/412036-O-LABORATORIO-DIDATICO-E-A-EXPERIMENTACAO-COMO-RECURSO-METODOLOGICO-NO-ENSINO-DE-FISICA. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes