{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

No ano de 2020, o curso de Pedagogia Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, criou o 1º Congresso online Internacional de Educação da UFMS/CPAQ-  “A necessidade de se reinventar em meio a cenários desafiadores- A formação docente em discussão”, com o objetivo de manter tanto aos docentes e principalmente os discentes do Curso de Pedagogia e de toda a instituição conectados com as tendências e realidades da formação de professores no mundo.

E foi através da realização deste evento que o Curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana teve no meio do contexto da pandemia da Covid-19 a oportunidade de abrir suas portas para o mundo através destas tecnologias. Tivemos na primeira edição, durante uma semana, palestrantes da cidade do Porto e da Guarda, Portugal e de várias regiões do nosso Brasil. Em sua primeira edição, o Congresso Internacional de Educação apresentou 9 palestras, 2 apresentações culturais e 40 comunicações orais, produziu um e-book com os anais do evento, reafirmando o compromisso da construção da identidade docente ao longo da formação! Durante uma semana, unimos dois continentes sem sair de nossas casas, Brasil e Europa, discutindo juntos a formação de professores!!!

            Para 2021, como entendemos a Universidade, como um pilar de uma sociedade que almeja bases sólidas na educação, propusemos o: 2º CONGRESS ONLINE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UFMS/CPAQ: “Encontro de saberes e decolonização: Para uma refundação dos olhares sobre a infância, o currículo e a formação docente”. 

 As Universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, portanto a nossa  proposta do 2º CIED CPAQ teve  por objetivos, promover, no âmbito sócio acadêmico, a necessária discussão acerca de novas perspectivas de entendimento do mundo natural e social através da incorporação de cosmovisões e novos saberes sobre a infância, o currículo e a formação de professores, e ainda contribuir para a socialização, o reconhecimento e o aprofundamento de autores que discutem a temática em várias regiões do mundo, evitando assim um olhar monocultural sobre a formação de professores, realizando uma intersecção efetiva entre os dois pilares fundamentais de um convívio social isonômico, no geral a inter-relação harmônica entre os diferentes representantes culturais, a interculturalidade crítica e, no espaço acadêmico, o convívio colaborativo entre as diferentes representações da ciência, promovendo assim a interdisciplinaridade num esforço de construção de um diálogo horizontal.

Como nos fala Giroux (1998), ao trazer a perspectiva dos Estudos Culturais para as Faculdades de Educação, é extremamente importante vincular o currículo as experiências que os estudantes trazem para o encontro com o conhecimento institucionalmente legitimado, também defendem a importância de trabalharmos o conhecimento através de uma perspectiva transnacional e intercultural. Ainda segundo Giroux e Mclaren (1998) os professores devem ampliar a definição de Pedagogia e ir além de uma limitada ênfase no domínio de técnicas e metodologias. Isto auxiliaria também os acadêmicos das licenciaturas a compreender a formação docente como uma configuração de práticas textuais, visuais e verbais que buscam discutir os processos pelos quais as pessoas compreendem a si mesmas e interagem com as outras pessoas e com o ambiente.

Quando trazemos a questão do currículo para discussão precisamos lembrar que o CNE por meio de seu Conselho Pleno publicou em 2 de dezembro de 2019, a Resolução nº 2 que definiu as diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC- Formação). As alterações exigidas pela Resolução CNE/CP 2/2019 implicam no oferecimento de disciplinas a partir de 3 grandes eixos. Independente das discussões existentes em torno do que propõe esta resolução cabe enfatizar a premente necessidade de se manter a discussão em torno do currículo e das infâncias. Santomé (1998), sinaliza com a ausência e o ocultamento existente dos grupos infantis e juvenis, o que ele chega a chamar de adultocentrismo.

Precisamos olhar para as infâncias e compreende-las como nos traz Sarmento (2009), infância como categoria social e crianças como atores sociais. Diante disso surge a necessidade urgente de diálogo e a afirmação de perspectivas de conhecimento outras.  De valorização e resgate de saberes e culturas ditas silenciadas, segundo Arroyo (2011), a presença dos coletivos negados na cultura escolar tem pressionado os currículos e os tratos da história a se repensar. No olhar de Maldonado-Torres (2020), o pensamento, a criatividade e a ação são todos realizados não quando se busca reconhecimento apenas, mas sim quando estendemos as mãos aos outros. E juntos esperamos que durante uma semana possamos pensar, criar e agir juntos em várias formas de expressão do conhecimento.    A isto nos propomos ao organizar o 2º Congresso Internacional de Educação da UFMS/CPAQ: “Encontro de saberes e decolonização: Para uma refundação dos olhares sobre a infância, o currículo e a formação docente”

 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Prof.ª Dr.ª Janete Rosa da Fonseca

janete.fonseca@ufms.br 


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}