REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO 2001 A 2020

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

DOI
10.29327/155593.2-3  
Título do Trabalho
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO 2001 A 2020
Autores
  • Elvis de Souza Alves
  • Maria Paulina de Assis
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417680-revisao-sistematica-da-literatura-sobre-letramento-digital-e-formacao-de-professores-no-periodo-2001-a-2020
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Revisão sistemática de literatura, Letramento digital, Formação de professores.
Resumo
A proposta deste projeto partiu de preocupações a respeito de desafios enfrentados por professores no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na sala de aula e sua apropriação nas suas práticas pedagógicas. Conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o uso pedagógico das TDICs têm sido investigados por pesquisadores nas áreas de linguagem, educação e tecnologia, encapsuladas dentro do conceito de letramento digital. Este trabalho teve como objetivo buscar o que existe em publicações nacionais e internacionais sobre letramento digital. De forma mais específica, há o intuito de ampliar e aprofundar o conhecimento sobre letramento digital, visando conhecer o que está sendo investigado sobre os desafios do letramento digital para alunos e professores em serviço ou em formação, e ainda, conhecer experiências de atividades com alunos. Como metodologia pretendeu-se fazer uma revisão sistemática da literatura sobre letramento digital, com busca de trabalhos feitas nas bases acadêmicas dos Periódicos Capes e Google acadêmico, e que atendessem aos seguintes critérios: conter no seu título um dos termos: letramento digital, literacia digital, alfabetização digital e suas variações; publicadas durante o período de 2001 a 2020, em periódicos revisados por pares e disponíveis para download gratuito; publicações em português. Para melhor compreensão dos dados coletados foram feitos gráficos informativos com as quantidades de trabalhos selecionados, no primeiro gráfico é demonstrado a quantidade de publicações feitas por ano, no segundo a quantidade por revista ou periódico e no terceiro gráfico as instituições de ensino as quais os autores dos trabalhos selecionados são afiliados. Espera-se como resultado uma análise e síntese dos artigos selecionados, com foco nos seguintes itens: problemas de pesquisa, métodos utilizados, resultados e contribuições para a formação de professores no tocante ao desenvolvimento do letramento digital, e a partir dos resultados encontrados será feito o desenvolvimento de um artigo que poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outros trabalhos.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ALVES, Elvis de Souza; ASSIS, Maria Paulina de. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO 2001 A 2020.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417680-REVISAO-SISTEMATICA-DA-LITERATURA-SOBRE-LETRAMENTO-DIGITAL-E-FORMACAO-DE-PROFESSORES-NO-PERIODO-2001-A-2020. Acesso em: 14/10/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes