FLOTAÇÃO DE ROCHA FOSFÁTICA UTILIZANDO AMIDO DE SORGO COMO DEPRESSOR

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
FLOTAÇÃO DE ROCHA FOSFÁTICA UTILIZANDO AMIDO DE SORGO COMO DEPRESSOR
Autores
  • Laura Gaspar Rasmussem
  • Elenice Maria Schons Silva
  • André Carlos Silva
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Engenharias
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417344-flotacao-de-rocha-fosfatica-utilizando-amido-de-sorgo-como-depressor
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Flotação. Rocha fosfática. Depressor. Mandioca. Sorgo.
Resumo
A indústria mineral é base de muitos outros processos industriais essenciais à vida e, por isso, é fundamental que sua produtividade equalidade sejam otimizadas constantemente. A agricultura é uma das principais atividades econômicas do país, e mundialmente é uma base da vida humana. A mineração está presente na agricultura também, pois é o setor mineral que garante insumos que, previnem pesticidas, aumentam produtividade e também que melhoram a qualidade do solo, os fertilizantes. Esses produtos adicionam ao solo nutrientes essenciais as plantas, um deles é o fósforo. Esse elemento advém do beneficiamento mineral de rochas fosfáticas, mais especificamente da apatita. O processo mais importante para a produção do fósforo é a etapa de flotação, que permite a concentração do elemento de interesse, e nessa fase se emprega reagentes químicos, os coletores, depressores e reguladores de pH para aumento da eficiência dessa operação. Para este trabalho, o ambiente industrial submetido a pesquisa implementa o amido de mandioca como depressor e ácidos graxos como coletor. E esta pesquisa teve como principal objetivo avaliar a viabilidade do amido de sorgo como depressor alternativo no processo de flotação de rocha fosfática da empresa parceiraYara Fertilizantes. O projeto envolveu alguns processos, o preparo do minério adequando o mesmo aos ensaios de flotação, preparo do amido de sorgo, ensaios de granulometria e de picnometria , execução dos testes experimentais de flotação, análises químicas de flotado e afundado e estudo dos dados obtidos. Em uma única etapa de flotação, conhecida como rougher, os resultados tem duas perspectivas, quanto ao teor do mineral de interesse obtido nas frações flotadas, o amido de sorgo teve desempenho inferior ao depressor industrial. Contudo, para as recuperações mássica e metalúrgica, o amido de sorgo teve desempenho semelhante ou superior ao amido de mandioca, indicando o potencial técnico para emprego como depressor na mineração.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

RASMUSSEM, Laura Gaspar; SILVA, Elenice Maria Schons; SILVA, André Carlos. FLOTAÇÃO DE ROCHA FOSFÁTICA UTILIZANDO AMIDO DE SORGO COMO DEPRESSOR.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417344-FLOTACAO-DE-ROCHA-FOSFATICA-UTILIZANDO-AMIDO-DE-SORGO-COMO-DEPRESSOR. Acesso em: 19/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes