A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA
Autores
  • Joaquim de Assis Souza
  • Stefany Alves Ferreira
  • Danyane de Carvalho
  • Adeline Reis
  • Adriana Sadoyama
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417309-a-contacao-de-historia-como-pratica-educativa
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Formação de Professores, Educação Especial e Inclusão, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Resumo
Este trabalho manifesta-se como forma de apresentação dos resultados parciais dos alunos graduandos do curso de Pedagogia, pela Universidade Federal de Catalão-UFCAT, enquanto participantes do Programa Residência Pedagógica. A ideia do trabalho com a contação de histórias é um grande aporte no processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para construção de valores e da identidade da criança, além de auxiliar no desenvolvimento do imaginário, cognitivo e emocional. Objetivou fazer a análise e reflexão do desenvolvimento do projeto e importância dessa prática no processo de ensino-aprendizagem do público abordado. O estudo apoiou-se nas observações participantes e intervenções pedagógicas do estágio. As práticas adotadas nos permitiram realizar intervenções na Educação Especial e Inclusão e Anos Iniciais do Ensino Fundamental até o momento, mas no Programa Residência Pedagógica realizaremos posteriores intervenções na Educação Infantil. Foram utilizadas diferentes ferramentas de acesso ao ensino remoto, plataformas digitais como Google Meet, YouTube e grupos de WhatsApp. Utilizando de aporte teórico para entendermos a concepção de contação de história, Educação Especial e Inclusão, Ensino fundamental, complementamos nossas ideias e abrimos novos caminhos do pensar através do levantamento bibliográfico. Durante as intervenções na Educação Especial e Inclusão, encontramos algumas dificuldades durante este período pandêmico, a realização de atividades de forma remota dificultou certa troca com a turma. Os alunos realizaram suas atividades com o auxílio dos pais/responsáveis complementando nosso trabalho. Durante as intervenções nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, notamos certa autonomia por conta dos alunos, participando de forma mais ativa e realizando as atividades propostas. Para esse segundo momento nos Anos Iniciais, nos apoiamos em atividades que pudessem trazer um ambiente mais descontraído, expressivo, instigando a participação dos alunos, atividades dinâmicas e produção coletiva foram adotadas para ocorrer maior interação com a turma. As vivências ocorridas durante as intervenções acresceram muito à nossa formação enquanto futuros professores, pois nos proporcionou o aprendizado sobre a dinamicidade do ensino por meio da prática. Instigou a busca por novos conteúdos, possibilitou encontros de forma síncrona com os alunos para realizarmos troca de saberes de forma mais ativa, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades adquiridas durante outros momentos da graduação. O trabalho tem extrema importância para que consigamos relatar nossas vivências durante este período tão ímpar que a sociedade brasileira está passando.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOUZA, Joaquim de Assis et al.. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417309-A-CONTACAO-DE-HISTORIA-COMO-PRATICA-EDUCATIVA. Acesso em: 21/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes