RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO: LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO: LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Autores
  • Andréia Ribeiro Ramos Dias
  • Magda Almeida de Jesus santos
  • Maria Marta Lopes Flores
  • LILIANE QUERINO DO NASCIMENTO
  • Adeline Reis
  • Adriana Sadoyama
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417285-relato-de-experiencia-de-estagio-obrigatorio-supervisionado--literatura-infantil-como-ferramenta-na-formacao-de-l
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Literatura infantil, Ensino, Formação de leitor.
Resumo
Este trabalho é resultado de um projeto de intervenção elaborado/executado a partir do Programa Residência Pedagógica nas instituições de Educação Infantil “Creche Municipal Maria Isabel Mendonça Neto” com a turma do Maternal II e na Educação Especial e Inclusiva na Escola Santa Clara-Associação Pestalozzi de Catalão. Está fundamentado na concepção de ensino da leitura, em que o texto literário se apresenta como uma importante ferramenta de aprendizagem através das estratégias de leitura. Se apoia em autores e pesquisadores sobre leitura e formação de leitores, que defendem a leitura como contribuinte para o desenvolvimento cognitivo oportunizando situações práticas que levem a criança a desenvolver e ampliar suas capacidades leitoras. Temos como problema: como utilizar a literatura infantil na formação de leitores? E como objetivo geral de utilizar a literatura infantil através de estratégias pedagógicas que possam contribuir para a formação de leitores na Educação Básica. O estudo se pautou nas observações participantes e intervenções pedagógicas do estágio. Como ferramentas de acesso ao ensino remoto e a realização do projeto foram utilizadas plataformas digitais tais como: Google Meet, YouTube, WhatsApp e aplicativos que auxiliaram na elaboração de vídeos aulas e atividades práticas. Das cinco regências realizadas na Educação Infantil foi possível trabalhar a literatura de forma lúdica e diferenciada, respeitando a faixa etária das crianças e o nível de aprendizado das mesmas. Apesar da não interação presencial e das aulas serem assíncronas, as crianças corresponderam da melhor forma possível e isso somente foi possível com a ajuda dos pais/responsáveis. As intervenções realizadas na Educação Especial e Inclusão também se fizeram de modo assíncrono pelo grupo de WhatsApp. Ao todo foram cinco regências e, por se tratarem de alunos com D.I (deficiência intelectual) as intervenções foram adaptadas de acordo com as especificidades. Por não interagirem diretamente com o grupo, os pais gravavam os alunos no momento da realização das atividades. Para complementar a história trabalhada uma atividade escrita e acessível era utilizada, como exemplo a atividade da história “A menina que parou o trânsito” para comemorar o dia nacional do trânsito. Nos enunciados das atividades a linguagem era simples e de fácil execução. Atividades tais como:, circular, pintar, marcar e ligar e pequenas interpretações textuais fizeram parte da rotina das atividades. por conta da deficiência a leitura se torna árida e difícil para estes estudantes. As experiências adquiridas durante as intervenções acrescentaram muito a nossa formação enquanto futuros professores. Foram momentos de troca de saberes onde tivemos a oportunidade de colocar em prática as teorias adquiridas na graduação. Portanto é de extrema relevância poder relatar nossas vivências neste cenário pandêmico em que a sociedade brasileira está atravessando.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

DIAS, Andréia Ribeiro Ramos et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO: LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DE LEITORES.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417285-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-ESTAGIO-OBRIGATORIO-SUPERVISIONADO--LITERATURA-INFANTIL-COMO-FERRAMENTA-NA-FORMACAO-DE-L. Acesso em: 13/06/2024

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