RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE PARA A II MOSTRA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE PARA A II MOSTRA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autores
  • Geovanna Viana De Jesus
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417233-relato-de-experiencia-docente-para-a-ii-mostra-de-residencia-pedagogica
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Geografia, Docência, Ensino, Educação.
Resumo
Este trabalho refere-se a um Relato de Experiência do residente do Programa de Residência Pedagógica, que compõe o Núcleo de Geografia, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES para relatar a vivência acerca da experiência como profissional da educação enquanto residente do ensino. O Residência Pedagógica (RP) é de extrema importância para os cursos de licenciatura, sendo que ele nos garante a aproximação do ambiente escolar, da vivencia e cotidiano dos alunos e da escola, ganhamos prática docente e experiência para lecionar na Educação Básica, romper com paradigmas e garantir a confiança necessária para exercer a profissão. O presente relato é referente ao projeto da edição 2020, em vigor de 01 de outubro de 2020 até 31 de março de 2022 e toda a experiência enquanto residente do ensino foram perpassadas em ocasiões excepcionais devido a condição pandêmica em decorrência da doença COVID-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2 (Coronavírus). Residimos no ensino de Geografia através de um ensino remoto, com aulas online e sem contato físico, realizadas por intermédio de plataformas digitais de videochamadas, as comunicações e reuniões foram todas restritas ao distanciamento social, realizadas através de aplicativos de mensagens instantâneas e de videochamadas. Em decorrência da pandemia, infelizmente ficamos muito limitados na prática do ensino tendo que readaptar todo o nosso cotidiano, inclusive no âmbito da educação, ficamos impedidos de ganhar a experiência física que a RP proporciona, mas em compensação, adquirimos experiência com a inovação e a prática docente remota, que nos obriga à superação e o domínio com a tecnologia, que é tão importante nos dias de hoje e mais ainda futuramente. Nas seções que se segue este trabalho, constará as atividades exercidas pelo residente pedagógico na pratica do ensino, atividades específicas do residente do Núcleo de Geografia, os assuntos que foram abordados nos planos de aulas, participação e intervenção nas ministrações de outros residentes e atividades de regência com o acompanhamento da preceptora.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

JESUS, Geovanna Viana De. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE PARA A II MOSTRA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417233-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DOCENTE-PARA-A-II-MOSTRA-DE-RESIDENCIA-PEDAGOGICA. Acesso em: 24/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes