DIAGNÓSTICO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
DIAGNÓSTICO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL
Autores
  • Laurivania Aparecida Mendes
  • Heloisa Vitória de Castro Paula
Modalidade
II Mostra do PROLICEN
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417157-diagnostico-da-institucionalizacao-dos-cursos-de-licenciatura-em-educacao-do-campo-no-brasil
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Educação do Campo, Institucionalização, Pesquisa.
Resumo
Este plano de trabalho faz parte do projeto de pesquisa Observatório da Institucionalização dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil e consistiu em uma investigação sobre o andamento da institucionalização dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo nas instituições de ensino superior existentes no Brasil. Com o intuito de investigar sobre a implantação desta graduação, este observatório compreendeu em uma pesquisa documental voltada às atividades educacionais cuja finalidade foi encontrar informações e fontes sobre a organização e trabalho pedagógico planejados durante a sua execução e a partir dessa análise observar a estrutura nas universidades do país. Para isso foi realizada uma análise detalhada nos sites das instituições e órgãos educacionais, empregando tabelas e atualizando os dados periodicamente. Os processos seletivos também foram pesquisados para conhecer a forma de ingresso dos estudantes na universidade bem como verificar o seu desenvolvimento em relação à proposta do curso e de que maneira está sendo ofertada para receber novos alunos. Através da pesquisa percebeu que a Licenciatura em Educação do Campo segue dois meios para receber discentes, um através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outro escolhe participantes pelo modelo tradicional (ex.: vestibulares), onde foi identificado que algumas universidades ofertaram o seu ingresso em momentos diferentes dos semestres regulares e outros adiaram e/ou não tiveram processo seletivo durante o período. No entanto, todos se reorganizaram de forma a dar sequência ao curso. Alguns cursos dividiram os períodos com o menor tempo acadêmico, para que o licenciando não ficasse prejudicado e esses tempos foram ofertados em 4 (quatro) períodos no decorrer do ano, sendo que utilizaram os meses de recesso para completar as atividades. Constatou-se ainda que diversas habilitações são oferecidas dentro da área interdisciplinar deste curso, tais como: ciências da natureza, matemática, linguagens e códigos, ciências humanas, entre outros. Além disso, as práticas de ensino da Licenciatura em Educação do Campo se ativeram aos tempos remotos ocasionados pela pandemia do Covid-19, informando sempre os semestres excepcionais e o remanejo de horários.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MENDES, Laurivania Aparecida; PAULA, Heloisa Vitória de Castro. DIAGNÓSTICO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417157-DIAGNOSTICO-DA-INSTITUCIONALIZACAO-DOS-CURSOS-DE-LICENCIATURA-EM-EDUCACAO-DO-CAMPO-NO-BRASIL. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

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