APRENDIZADOS PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE AULAS REMOTAS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
APRENDIZADOS PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE AULAS REMOTAS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID
Autores
  • Beatriz Silva Pereira
  • Élida Alves da Silva
  • Marta Borges
  • Thaís Cândida da Silva
Modalidade
II Mostra do PIBID
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/416988-aprendizados-para-a-pratica-de-ensino-de-matematica-a-partir-de-aulas-remotas--uma-experiencia-a-partir-do-pibid
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Ensino e Aprendizagem, Prática Docente, Matemática.
Resumo
Este relato apresenta a experiência vivenciada por uma pibidiana no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a partir da observação e interação com uma turma da terceira série do ensino médio, de uma escola estadual da cidade de Catalão-GO. Essas ações iniciaram-se em março de 2021, sob a orientação da professora supervisora. O objetivo do trabalho é evidenciar aprendizados que foram percebidos, para a prática docente e ensino de matemática, nas atividades desenvolvidas, todas realizadas de maneira remota. Foram utilizadas salas de reuniões on-line e interação por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. O desenvolvimento das atividades, pela pibidiana, foi feito de maneira gradual, em três etapas: iniciou pelas observações das aulas, como ouvinte, seguida da interação com os alunos e professora e, por último, a realização de atividades com os alunos. Em média, as aulas remotas contavam com a participação de trinta alunos da escola e de bolsistas do Pibid. A professora disponibilizava o link da sala virtual em horários preestabelecidos e as observações eram feitas de uma a duas vezes por semana. Ressalta-se que os horários são sujeitos a mudança de horário, de acordo com a disponibilidade da escola. O processo de interação se deu gradativamente: primeiro com a professora, que posteriormente fez a mediação entre os pibidianos e os alunos, de modo sucinto, com mensagens trocadas no chat das chamadas e, por fim, nos dias de apresentação das atividades. O papel da professora supervisora e o planejamento conjunto das atividades foram essenciais para dar confiança no momento da execução. A estratégia foi utilizar listas de exercícios, com conteúdos adequados, para serem trabalhados pelos pibidianos, os quais escolhiam os de sua preferência. Para melhor acompanhamento da turma, foram utilizados slides e evidenciou-se o passo a passo das operações necessárias para a resolução de cada problema. Após a pibidiana terminar o desenvolvimento de cada atividade, com o auxílio da professora, foi disponibilizado um tempo para os estudantes da turma apresentarem as dúvidas. Foi possível perceber que essa experiência possibilitou, além do estudo e compreensão do conhecimento matemático, um grande aprendizado sobre a sala de aula e a maneira de preparar e ensinar a matemática para alunos do ensino médio. Proporcionou uma imersão significativa na prática de futura professora, fortalecendo o processo formativo do próprio curso de Matemática. Poder observar e interagir, mesmo que de forma remota, possibilitou aos licenciandos, ampliar a visão sobre o trabalho docente e conhecer as estratégias de ensinar e resolver problemas matemáticos, adotadas pela professora supervisora e pelos colegas.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PEREIRA, Beatriz Silva et al.. APRENDIZADOS PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE AULAS REMOTAS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/416988-APRENDIZADOS-PARA-A-PRATICA-DE-ENSINO-DE-MATEMATICA-A-PARTIR-DE-AULAS-REMOTAS--UMA-EXPERIENCIA-A-PARTIR-DO-PIBID. Acesso em: 15/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes