RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO PONTE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DURANTE A PANDEMIA

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO PONTE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DURANTE A PANDEMIA
Autores
  • Giovana Ribeiro Viveiros
  • Carlos Roberto Alves Junior
  • Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira Almeida
  • Evelyn Cristine Vieira
  • Eliana da Silva Salomão
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/416955-relato-de-experiencia--as-atividades-ludicas-como-ponte-entre-professor-e-aluno-no-ensino-de-lingua-inglesa-duran
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
ensino de língua, formação de professores, residencia pedagógica
Resumo
Este resumo tem como objetivo relatar algumas das experiências vivenciadas em um ambiente virtual de sala de aula, que ocorreram durante a participação de dois discentes professores pré-serviço do curso de Letras — Português e Inglês, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) no programa ''Residência Pedagógica'' da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nele, serão compartilhados relatos sobre desafios enfrentados pelos bolsistas no ensino de língua inglesa para estudantes do ensino médio de escolas de educação básica no interior de Goiás, com base na teoria da pedagogia de gêneros que havia sido estudada, tanto no primeiro, quanto no segundo módulo do projeto durante reuniões semanais e leituras indicadas pela professora supervisora do subprojeto. No contexto pandêmico em que todos, incluindo professores e alunos estão inseridos, o ensino remoto retrata um novo modelo educacional que atingiu inevitavelmente  os profissionais da área de surpresa, além de uma nova etapa de evolução do ensino-aprendizagem guiado pela dualidade do antigo e o ''novo'' normal. Essa mudança drástica nos gera questionamentos acerca da adaptabilidade dos alunos, o gerenciamento do tempo proporcionado pelas plataformas utilizadas na prática docente e das ferramentas que auxiliam o ensino de forma remota, além das conexões sociais totalmente remodeladas, não apenas em sala de aula. Sendo assim, é possível refletir sobre o impacto da tecnologia e seus desafios nessa ''nova'' aprendizagem, pois, nesse contexto, não só os alunos como os professores em formação são afetados. Pensando em novos caminhos, foi possível perceber que no ensino de uma forma mais lúdica, criando uma ponte que conecta elementos da cultura popular em que os alunos estão inseridos (livros, filmes, séries, jogos e animações) com o conteúdo a ser ministrado nas aulas, possuem resultados extremamente benéficos, pois favorecem a interação dos alunos, que muitas vezes, por diferentes motivos são receosos em participar das aulas e esses novos caminhos são tomados visando garantir um ensino de língua inglesa motivador e de qualidade para os estudantes afetados pela pandemia. Em relação às teorias utilizadas, é possível mencionar principalmente: Michael Halliday (1973), Roxane Rojo (2000), Zabala (1998) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

VIVEIROS, Giovana Ribeiro et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO PONTE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DURANTE A PANDEMIA.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/416955-RELATO-DE-EXPERIENCIA--AS-ATIVIDADES-LUDICAS-COMO-PONTE-ENTRE-PROFESSOR-E-ALUNO-NO-ENSINO-DE-LINGUA-INGLESA-DURAN. Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes