LITERATURA INFANTIL JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
LITERATURA INFANTIL JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Autores
  • Darliane Quintans Caldeira Paes
  • Isabella Rosa Da Silva
  • Maria Marta Lopes Flores
  • Adriana Sadoyama
  • LILIANE QUERINO DO NASCIMENTO
  • Adeline Reis
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/416911-literatura-infantil-jogos-e-brincadeiras-no-processo-de-aprendizagem
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Formação de professores, Literatura, jogos, brincadeiras.
Resumo
O presente trabalho, apresentará resultados parciais dos alunos graduandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Catalão e participantes do Programa Residência Pedagógica, trazendo como problematização a eficácia da Literatura Infantil, jogos e brincadeiras no desenvolvimento das crianças. Através desta temática conseguimos contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo no processo de ensino-aprendizagem. Todo o estudo apoiou-se nas observações participantes e nas intervenções realizadas na Educação Infantil e Educação Especial e Inclusão. Sempre através da inovação, aulas dinâmicas, lúdicas, buscamos observar o desenvolvimento dos alunos diante das propostas intervencionistas. As intervenções foram mediadoras na construção do conhecimento, bem como, facilitadoras na aquisição do conteúdo disseminado. Nos apoiando em autores e pesquisadores sobre Literatura como ferramenta transformadora e jogos como práticas educativas no desenvolvimento leitor. Foram desenvolvidas práticas educativas que propusessem reflexões acerca das especificidades dos estudantes, mas também, atendendo as demandas propostas pelo professor regente da sala. Todas as atividades elaboradas e planejadas nos fizeram refletir da necessidade de adequação à realidade do ensino remoto, já que as aulas iriam acontecer através de mídias como WhatsApp, You Tube, Google meets. Os alunos realizaram todas as atividades com o auxílio dos pais/responsável e que foram um importante auxílio no desenvolvimento das práticas pelas crianças. Através de contação de histórias, liros digitalizados em PDF, livros virtuais desenvolvemos práticas de leitura com deleite. Muitas ferramentas midiáticas foram usadas. Jogos, vídeos, Leitura oral entre outras. Durante as intervenções na Educação Infantil notamos houve pouca ou quase nenhuma participação das crianças pequenas na realização das atividades propostas isso, talvez se deva por ainda não terem autonomia ou habilidade na participação nos grupos de WhatsApp e, por este motivo, dependiam muitos dos pais ou responsáveis. Como são pais ou responsáveis trabalhadores o acesso aos grupos era restrito. As crianças que participaram mostraram autonomia, habilidade e empolgação nas atividades propostas. No segundo momento de intervenção na Educação Especial e Inclusão, devido as atividades pensadas e adaptadas de acordo com as especificidades de cada criança, tivemos um retorno significativo dos alunos que participavam e uma satisfação muito grande dos pais com as atividades enviadas. Vivenciar o planejamento e execução destas intervenções agregou bastante em nossa formação enquanto futura professora, pois em todo processo, fez-se necessário o refletir sobre cada aula dada e nos mostrou ainda mais que a literatura infantil atribui bastante para o exercício de pensar da criança e que juntamente com jogos e brincadeiras torna-se cada vez mais cidadãos com autonomia, reflexivo e atuantes em sociedade.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PAES, Darliane Quintans Caldeira et al.. LITERATURA INFANTIL JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/416911-LITERATURA-INFANTIL-JOGOS-E-BRINCADEIRAS-NO-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes