RELATO DE EXPERIÊNCIA - ENSINO REMOTO E SUAS DIFICULDADES

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA - ENSINO REMOTO E SUAS DIFICULDADES
Autores
  • Antônio Fernandes Rodrigues Júnior
  • Gabriela Da Silva Moreira
  • Isadora Lopes Pires
  • Karlla Vieira do Carmo
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/416863-relato-de-experiencia---ensino-remoto-e-suas-dificuldades
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Ensino remoto, Formação docente, Licenciatura
Resumo
A Residência Pedagógica é um programa que integra as Políticas Nacionais fomentadas pela Capes e visa uma melhor preparação para futuros docentes do ensino básico, maximizando a experiência em campo prático pedagógico. Esta experiência, por sua vez, tem por finalidade aproximar licenciandos, professores de nível superior e escolas de educação básica dando mais amparo para o graduando entender a dinâmica escolar. Em virtude da pandemia por SARS COV-2, o Ministério da Educação, em março de 2020, aprovou a substituição das aulas presenciais por aulas remotas emergenciais em todos os níveis de ensino. Logo, todas as atividades desenvolvidas na residência, até o presente momento, acompanharam esta adequação utilizando plataformas digitais para realizar a comunicação entre residentes, coordenador, preceptor e alunos da escola-campo. Isso afetou não somente a escola, os professores e os alunos, mas também as famílias dos mesmos. Esse momento em que os indivíduos necessitam viver mais reclusos, devido à saúde ameaçada, remete a um novo tipo de convivência que traz algumas mudanças comportamentais. Assim, toda interação entre residentes e professor da escola-campo aconteceu através de um grupo na plataforma WhatsApp, na qual tanto as atividades propostas aos estudantes da educação básica bem como suas devolutivas foram acompanhadas. As propostas de aulas eram enviadas pelo professor anteriormente a nós residentes e, a partir disso, elaborávamos o material didático para ministrar as regências de forma síncrona. Foram elaborados slides para melhor visualização, clareza e entendimento dos conteúdos desenvolvidos. Todavia, ficou perceptível que na realidade remota os alunos tendem a interagir menos. Por esse motivo, pela incerteza do aprendizado, materiais de apoio com o conteúdo mais detalhado e mais ilustrado foram disponibilizados para aprofundamento do estudo. Atividades para momentos assíncronos foram disponibilizadas aos alunos da escola campo, com data prevista para retorno via email aos residentes. Todas as atividades enviadas eram corrigidas e devolvidas. E, para essas atividades houve maior participação e envolvimento dos estudantes. Contudo, para além dessas percepções, é preciso evidenciar outros possíveis aspectos que dificultaram o processo de aprendizagem, que fogem do escopo da instituição escolar, como por exemplo a falta de internet em casa, de celulares e computadores para acompanhamento das aulas. Tais aspectos, possivelmente, propiciaram um alto índice de evasão escolar durante esse período. Além disso, muitos alunos relataram que a ida para a escola, durante o período presencial, não ocorria somente em virtude do ensino, mas porque era um local seguro no qual poderiam ficar uma parte do dia enquanto os pais trabalhavam e ainda a garantia de uma refeição do dia. No que tange aos aspectos de ensino aprendizagem, com a instalação das aulas remotas, verificamos uma maior dificuldade para de mensurá-lo. Todavia, é importante ressaltar que apesar das dificuldades de implementação do ensino remoto, um sistema completamente novo e não vivenciado até o momento, houve um grande empenho por parte de alunos, professores, gestores e residentes para desenvolvê-lo da maneira mais inclusiva e satisfatória. Ademais, o ensino remoto trouxe considerável aprendizado relativo às tecnologias de informação e comunicação.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

JÚNIOR, Antônio Fernandes Rodrigues et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA - ENSINO REMOTO E SUAS DIFICULDADES.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/416863-RELATO-DE-EXPERIENCIA---ENSINO-REMOTO-E-SUAS-DIFICULDADES. Acesso em: 12/06/2024

Trabalho

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