MOTIVAÇÃO DE UNIVERSITÁRIAS: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
MOTIVAÇÃO DE UNIVERSITÁRIAS: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Autores
  • Isabela Victória Teixeira
  • Elis Regina da Costa
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/415664-motivacao-de-universitarias--efeitos-de-uma-intervencao-em-estrategias-de-aprendizagem
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Autorregulação da aprendizagem, Técnicas de estudo, Ensino Superior
Resumo
Autorregular a aprendizagem implica em utilizar mais estratégias no estudo, bem como regular a motivação e estabelecer metas viáveis. Especificamente, motivação para a aprendizagem refere-se a iniciar e manter comportamentos como persistência e esforço face a execução de uma tarefa. A motivação pode ser entendida como um processo que possui aspectos intrínsecos e extrínsecos, sendo que a primeira refere-se à autonomia e ao autocontrole, e a segunda ao controle e regulação externa. Já estratégias de aprendizagem são qualquer procedimento utilizado para facilitar o processamento, o armazenamento e a recuperação da informação por parte dos discentes em situação de aprendizagem. Levando em conta que estratégias de aprendizagem e orientações motivacionais estão intimamente relacionadas quanto à autorregulação, uma hipótese que surge é que a intervenção através do ensino de estratégias de aprendizagem pode elevar a motivação dos alunos. Neste sentido, o objetivo geral da presente pesquisa foi verificar por comparação pré e pós-teste se discentes com repetência submetidas a uma intervenção em estratégias de aprendizagem modificaram suas orientações motivacionais intrínsecas e extrínsecas após o processo. A pesquisa é quase-experimental, do tipo descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram dez discentes do curso de Pedagogia de uma universidade pública no interior de Goiás, com faixa etária de 18 a 48 anos, repetentes na disciplina de Psicologia da Educação I. A intervenção foi realizada em dez encontros, durante a disciplina citada e consistiu no ensino de algumas técnicas de estudo, além da discussão de aspectos motivacionais e afetivos quanto ao aprender. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a “Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos Universitários”, que possui 32 itens fechados em formato likert, 16 referentes à motivação intrínseca e 16 à extrínseca, aplicado na primeira e na última aula. Os resultados apontaram uma média geral da amostra quanto à motivação no pré-teste de 95,5 para pós-teste de 94,7. A análise indicou uma diminuição da média geral em motivação intrínseca, que foi de 53,7 para 51,1. Enquanto isso, quanto à motivação extrínseca, a média geral passou de 41,8 para 43,6. Percebe-se que tanto antes quanto depois da intervenção prevaleceu na amostra maior motivação intrínseca, porém, no pós-teste repara-se uma diminuição na média geral da motivação intrínseca e aumento da extrínseca. Dessa forma, constata-se que após a intervenção as estudantes aumentaram suas orientações motivacionais no que diz respeito à motivação extrínseca. A motivação extrínseca tem como ponto de partida o desejo do indivíduo de obter uma recompensa externa. Sendo assim, os resultados apontaram a intervenção como regulador externo no desempenho das atividades de estudo e a importância do reconhecimento que receberá por essa ação.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

TEIXEIRA, Isabela Victória; COSTA, Elis Regina da. MOTIVAÇÃO DE UNIVERSITÁRIAS: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/415664-MOTIVACAO-DE-UNIVERSITARIAS--EFEITOS-DE-UMA-INTERVENCAO-EM-ESTRATEGIAS-DE-APRENDIZAGEM. Acesso em: 20/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes