EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PARTICIPAÇÃO NO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PARTICIPAÇÃO NO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Autores
  • Ana Laura de Magalhães Lopes
  • Tays Emanoely Silva Aguiar
  • Cristiane Da Silva Santos
  • Heliany Pereira dos Santos
  • Eduardo Henrique Naves
Modalidade
II Mostra do PIBID
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/415209-experiencias-formativas-desafios-e-perspectivas-na-participacao-no-subprojeto-pibid-educacao-fisica-da-ufcat-no-
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Ensino Remoto; Formação de professores; Dificuldades.
Resumo
Em função do distanciamento e do isolamento social necessário no contexto da pandemia do COVID - 19, o Conselho Nacional de Educação propôs que o ensino em todos os níveis deveriam adotar o sistema Ensino Remoto Emergencial (ERE). Portanto as atividades e ações previstas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) iniciadas em outubro de 2020, também tiveram que se adequar a esse formato de aulas online impactando diretamente no processo de tornar-se professor. Nesse sentido, o presente trabalho visa relatar as experiências formativas, os desafios e as perspectivas das ações desenvolvidas no subprojeto PIBID Educação Física da UFCAT. Para o desenvolvimento das atividades e ações foi criado um grupo de whatsApp para interação e comunicação entre os participantes e realizado reuniões quinzenais mediadas pela plataforma de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (google meet). As atividades e ações desenvolvidas até o presente momento foram: análise e discussão de textos, de documentos (Base Nacional Curricular Comum - BNCC e Documento Curricular para Goiás – Ampliado - DCGO), aulas com professores convidados sobre a temática de Dança, Ginástica, Lutas e Jogos e Brincadeiras, relatos das experiências de observações e intervenções pedagógicas, orientação para elaboração de trabalhos e resumos para participação em eventos científicos, etc. Realizamos também as observações das aulas de Educação Física com a oitavo ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual de Catalão-Go no período de março a junho de 2021 e nesse momento estamos realizando as intervenções pedagógicas desenvolvendo o conteúdo de ginástica para todos. Até o momento, considerando esse percurso formativo verificamos que as reuniões periódicas do PIBID, a partir das leituras e contato com autores da área, auxiliaram no entendimento do cotidiano da escola, na crítica sobre as experiências desenvolvidas em algumas aulas de Educação Física, reflexões acerca das práticas pedagógicas propostas para a Educação Física e do processo de tornar se professor, além de promover o contato com a BNCC e o DCGO da área da Educação Física. Do mesmo modo as experiências com as observações das aulas de Educação Física realizadas na escola nos possibilitou vislumbrar alguns desafios oriundos das aulas desenvolvidas no formato do ERE no que se refere ao acesso e sinal da internet e das ferramentas disponibilizadas para a realização dos conteúdos da Educação Física cujo objetivo é o trato pedagógico dos elementos que compõem a cultura corporal. Outro desafio observado é pensar em como trabalhar conteúdo da área que necessita de espaços e materiais adequados e supervisão do professor para sua realização. Nesse contexto, consideramos que as ações formativas realizadas por meio das reuniões e das observações das aulas de Educação Física, apesar dos desafios do contexto pandêmico, nos proporcionaram experiências positivas e importantes para a formação docente como a possibilidade de pensar nas necessidades e dificuldades de cada aluno seja no formato online ou presencial. Portanto, nesse processo vivenciamos aspectos da prática pedagógica que são fundamentais ao discente licenciatura para a compreensão do cotidiano da profissão.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LOPES, Ana Laura de Magalhães et al.. EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PARTICIPAÇÃO NO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/415209-EXPERIENCIAS-FORMATIVAS-DESAFIOS-E-PERSPECTIVAS-NA-PARTICIPACAO-NO-SUBPROJETO-PIBID-EDUCACAO-FISICA-DA-UFCAT-NO-. Acesso em: 14/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes